Na primeira semana de Copa, ao menos 21 protestos foram registrados pelo país. O maior deles aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 12, com estimativa de 1000 manifestantes, segundo a Polícia Militar. Houve confronto com a PM e 4 pessoas foram detidas. Já o protesto com o maior número de detidos aconteceu em São Paulo, também no dia da abertura do Mundial. Segundo a PM, o ato reuniu 730 pessoas e terminou com 31 detidos.

Dos 21 protestos registrados pelo G1, 12 tiveram tumulto ou confrontos com a PM. Entre os feridos durante as manifestações, ao menos sete eram jornalistas. Além dessas manifestações, algumas cidades nesta semana tiveram manifestações sem relação com o Mundial.

Veja abaixo os protestos da 1ª semana de Copa:

12/06

São Paulo: no dia da abertura da Copa na Arena do Corinthians, a Tropa de Choque da PM entrou em confronto com manifestantes duas vezes. Pela manhã, perto das estação Carrão do Metrô e, à tarde, na estação Tatuapé.

Duas jornalistas da CNN ficaram feridas. Um pai chegou a tirar o filho manifestante do meio do protesto. Segundo a PM, os atos reuniram cerca de 730 manifestantes, e ao menos 31 pessoas foram detidas. Seis pessoas ficaram feridas, sendo quatro jornalistas e dois manifestantes.

Rio de Janeiro: polícia usou spray de pimenta e bombas de gás para dispersar manifestantes na Lapa. O ato reuniu cerca de mil pessoas, segundo a PM. Ao todo, 11 pessoas foram detidas e um menor apreendido. Dois policiais ficaram levemente feridos.

Belo Horizonte: houve vandalismo e depredação de bancos, comércio e viaturas da PM. Um fotógrafo da agência de notícias Reuters ficou ferido na cabeça. O protesto começou na Praça Sete, no Centro. Cerca de 300 pessoas chegaram a se reunir no local. De acordo com a polícia, 11 pessoas foram detidas e uma adolescente, apreendida.

Taguatinga (DF): um protesto reuniu cerca de 80 pessoas que tentavam fechar o Pistão Norte durante marcha em direção à Fan Fest. Houve confronto entre policiais e manifestantes e ao menos dois foram detidos.
 

Porto Alegre: O protesto reuniu cerca de 500 pessoas no Centro de Porto Alegre. Houve tumulto e 13 pessoas foram detidas e 2 policiais ficaram feridos. De acordo com o major Claudio Feoli, comandante do Batalhão Especial de Pronto Emprego (Bepe), criado para atuar nas manifestações, os detidos foram flagrados com drogas, pedras e coquetéis molotov. 

Salvador: Pouco mais de 30 pessoas participaram de protesto pacífico durante o jogo entre Brasil e Croácia.

Fortaleza: Um grupo de 200 pessoas protestou na Praia de Iracema contra a Copa. Houve confronto. Manifestantes lançaram pedras e a polícia disparou balas de borracha e bombas de gás. Um adolescente foi apreendido, suspeito de depredar carros da polícia. Ainda durante o ato, um adulto foi detido sob suspeita de furto.

Manaus: Um grupo de cerca de 40 pessoas mobilizou um ato em frente à Arena da Amazônia.Não houve confrontos nem detidos.