Nesta terça-feira,10, em Arapiraca, representantes da Eletrobras lançarão uma operação a fim de combater perdas de energia no Estado. O plano é para reforça as ações com investimentos de R$ 15 milhões e a chegada de mais 70 equipes para atuarem na fiscalização do furto de energia em municípios localizados fora da região metropolitana.
No total, a Eletrobras disponibilizará 90 equipes que irão trabalhar simultaneamente em todo Estado, com o objetivo de atingir os índices de perdas recomendados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na faixa de 15 a 18%, nos próximos três anos.
A meta da empresa é que sejam realizadas 180 mil inspeções nos 102 municípios. “Em Alagoas as perdas globais de energia elétrica estão na faixa 25%, sendo que parte desse volume corresponde a perdas inerentes ao sistema de distribuição de energia (perdas técnicas) e a outra parcela é resultado de furtos e fraudes (perdas não técnicas); é para a redução dessa última que a distribuidora está direcionando suas ações”, explica o assistente da diretoria comercial da Eletrobras, Almir Pereira.