O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Limoeiro de Anadia, Marcelo Rodrigues, participou de uma missão técnica à Chapada de Ibiapaba/CE, de 26 a 30 de maio, com o objetivo de conhecer e trocar experiências exitosas da cadeia produtiva de hortaliças. Três agricultores que representam a Associação de Produtores de Limoeiro de Anadia (Asprolimo) acompanharam o secretário na visita.
A missão técnica à Chapada de Ibiapaba, promovida pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura do Agreste, em parceria com o Sebrae/AL, contou ainda com a presença de 17 pessoas, entre produtores, técnicos e secretários de Agricultura de quatro municípios atendidos pelo APL.
Durante a viagem, a comitiva limoeirense conheceu de perto a cadeia produtiva de hortaliças, exploração do sistema de cultivo, colheita, pós-colheita e comercialização, visando agregar inovação tecnológica. O objetivo é desenvolver as mesmas técnicas na horticultura de Limoeiro de Anadia.
Ainda foram realizadas visitas aos municípios de Ubajara, São Benedito e Tianguá, que fazem parte da Chapada de Ibiapaba. A realização desta missão atende ao cumprimento de mais uma etapa do Plano de Ação 2014 do APL.
A Chapada do Ibiapaba fica localizada na divisa dos estados do Ceará e Piauí. As serras que a compõe são grandes produtoras de hortaliças, que escoam sua produção para várias redes de supermercados locais, estados vizinhos e até para a Europa.
O local apresenta vastas áreas de produção no manejo convencional e orgânico; núcleos produtivos organizados em associações e cooperativas; áreas de produção familiar e privada; tecnologia para o manejo de irrigação; além de unidades de padronização e embalagem.

