Uma grande ação de saúde disponibilizou à comunidade nesta sexta-feira (30), na praça de eventos, todas as especialidades médicas. A população da Barra teve acesso a consultas de cardiologia, pediatria, psiquiatria e demais especialidades oferecidas pela policlínica, além disso, agentes de saúde realizaram atendimentos básicos como medição de pressão e vacinação.
A iniciativa é da Prefeitura da Barra de São Miguel, por meio da secretaria de saúde do município e conta com o apoio da esquipe do Nasf, dos três PSFs e médicos que atuam no município. Cerca de 100 profissionais estiveram envolvidos no mutirão.
Uma estrutura foi montada para que todos pudessem ser atendidos de forma organizada. A população teve acesso além das consultas, a exames de sangue, e com a parceria do Iofal, contaram com exames oftalmológicos para prevenção do glaucoma. A comunidade foi avaliada e após um diagnostico prévio receberam encaminhamento para os tratamentos médicos específicos.
O prefeito Zezeco enfatizou que o setor de saúde é uma das áreas prioritárias no município, “estamos trabalhando para dar condições dignas nos atendimentos de saúde. Hoje a Barra já oferece exames de ultrassonografia, tratamento de fisioterapia, contratamos mais profissionais, temos uma policlínica 24 horas, três PSFs atuantes, além de mais uma policlínica que em breve será inaugurada no Barra Mar. Concluiu o prefeito.
O evento será aconteceu durante toda a manhã e cerca de 500 pessoas foram avaliadas. Além dos atendimentos foram entregues kits de enxoval do programa rede cegonha às gestantes da Barra entre 8 e 9 meses de gestação. Profissionais especializados alertaram sobre a prevenção da dengue, DSTs, saúde bucal. A equipe do Núcleo de atendimento à Saúde da Família (NASF) orientou sobre a importância da atividade física.
A Saúde da Barra de São Migue hoje disponibiliza exames de ultrassonografia que são realizados no município, sem que seja necessário o deslocamento dos pacientes para Maceió. Nas campanhas de vacinação o município sempre atinge as metas.
O evento que segue em sua quarta edição e trouxe uma atração a parte: o grupo FAM DOWN da Família Alagoana Down apresentou uma peça teatral formada por crianças com Síndrome de Down.
Diante do sucesso do evento, o mutirão deverá acontecer uma vez a cada mês.


