A prefeitura de Mata Grande, localizada no Sertão de Alagoas vem explicar através do direito de resposta, a seguinte matéria: “Quantidade de alunos no EJA de Mata Grande levanta suspeita de fraude no Fundeb”, momento algum ninguém da prefeitura foi procurado para explicar tal notícia. 

A Secretaria Municipal de Educação de Mata Grande vem desenvolvendo um trabalho árduo com uma equipe especializada para tentar rever um dado triste, o analfabetismo. A comprovação é do Altas do Desenvolvimento Humano que revela o seguinte:  2010 aparece  o município 77,27% de pessoas de 18 anos ou mais sem o Ensino Fundamental completo. O índice é altíssimo não somente em Mata Grande, mais também nas cidades vizinhas de Canapi com 80,72 e Inhapi com 80,74. Confira no mapa em anexo.

Diante do quadro o município investiu na Educação dessas pessoas ampliando o número de Professores da educação no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por se tratar de pessoas que estavam fora da faixa etária. Basta verificar no mapa apresentado para ver que outros municípios apresentam índices mais elevados dessas pessoas sem nenhum tipo de estudo.

A prefeitura como não teme qualquer irregularidade e comprova a existência dos alunos. A documentação como: ficha de matricula, documentos pessoais, diários de classe, atas de resultados finais, relação de alunos de acordo com o Censo Escolar, calendário escolar, bem como a presença na sala de aula estarão disponíveis para qualquer dúvida do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).

Vale salientar que a evasão é normal em todas as escolas por vários motivos o que não é diferente na EJA por se tratar de alunos que trabalham seja na cidade seja no campo principalmente. Além do município investir na Educação dos Jovens e Adultos acima de 18 anos, o Estado de Alagoas também investiu em Mata Grande com a EJA criando salas para dar oportunidade de estudo.

É injusto comparar o número de alunos da EJA de Mata Grande com o de outros municípios. Cada um tem uma realidade. Cada gestor tem o direito de investir ou não na Educação do seu município, como por exemplo, o município Canapi deveria fazer com a verba destinada. Que Mata Grande não pode ser criticada e sim elogiada por procurar meios para ajudar ao Brasil a diminuir o índice de analfabetismo uma vez que em 2010 apresentou uma porcentagem de 35,24%de pessoas de 18 anos ou mais sem o Ensino Fundamental completo (mapa).

 Em Mata Grande existem 63 Escolas municipais, 03 Estaduais e 02 Particulares. É de responsabilidade do município o Ensino Fundamental de 9 anos e do Estado o Ensino Médio porém as 3 Escolas do Estado ainda oferecem o Ensino Fundamental de 9 anos daí porque o número de alunos da rede municipal não é o desejado.

Esclarecemos que, para quem não conhece o funcionamento da EJA, ela é composta pela Educação que vai da Alfabetização ao do Ensino Médio. Assim distribuída:

 

1ª etapa: Alfabetização

               1º ano

2ª etapa: 2º ano

               3º ano     1º segmento

3ª etapa: 4º ano

               5º ano    

 

4ª etapa: 6º ano

               7º ano

5ª etapa: 8º ano     2º segmento

               9º ano

 Nível Médio:

O Município de Mata Grande oferece aos seus alunos o 1º e 2º segmentos.

O Estado oferece o Nível Médio.

 A idade mínima para alunos da EJA é de 15 anos e a Máxima é até a pessoa estar lúcida. A  prefeitura garante que não há duplicidade de alunos, isto é, alunos matriculados na Rede Estadual e na Rede Municipal ou até mesmo em várias Escolas. Quando o aluno é informado no Censo Escolar e acusa a matricula em outras Escolas, o próprio sistema avisa que já está vinculado e a Escola pede para desvincular. Quem trabalha na Educação sabe que é verdade.

Dados importantes

Em 17 de Abril de 2012, a Secretaria Municipal de Educação recebeu a visita da Srª Leyla Menezes de Santana, consultora – Alagoas e a mesma informou que: em 2010 a população geral do município era de 24.702 habitantes, a população urbana de 5.674 habitantes, a rural de 19.024 habitantes sendo que a população não alfabetizada era de 6.269 pessoas (ver o panorama). Deixou uma relação das metas para serem alcançadas até 2015 e a principal era a redução do índice de analfabetismo de 38,79% para 2010 (ver o acordo).

O Censo Escolar é feito em duas etapas: a 1ª entre os meses de junho e agosto que compreende o registro das Escolas, Professores, Alunos e turmas. A 2ª em fevereiro e março do ano seguinte para confirmar o resultado dos alunos de acordo com as Atas de Resultados Finais: Aprovados, Reprovados, Transferidos, Desistentes e Falecidos. A prefeitura de Mata Grande respeita as pessoas, nunca houve sequer qualquer escândalo ou desvio de verbas na gestão atual, por ser desempenhado um trabalho exemplar na administração.