Girau do Ponciano

Depois de ter retornado de Brasília esta semana, onde passou três dias se empenhando nos Ministérios para a liberação de projetos, e ao mesmo tempo fazendo parte da 17ª Marcha Nacional dos Prefeitos, Fabinho Aurélio (foto em destaque) prefeito de Girau, ocupou a maior parte de seu dia desta sexta-feira, fazendo a distribuição de 400 aparelhos de netbooks nas escolas públicas da rede municipal. A ação fez parte de uma parceria com o MEC, que tende a garantir serviços de inclusão digital para a criançada nesse mundo de globalização. “Foi um dia histórico” resumiu emocionado com suas palavras o prefeito, que nesses pouco mais de 14 meses de seu governo; pelo que se tem conhecimento, transformou de uma forma radical o perfil administrativo de seu município, inovando em todos os setores.  

 

Barra de Santo Antônio

Além da população, a Prefeitura também vem sofrendo na pele, o descaso do serviço da Eletrobrás lá na Barra de Santo Antônio. “As potentes lâmpadas que ficam nos postes iluminando praças e demais parte da cidade, frequentemente estão sendo queimadas, por conta justamente da frágil energia que é nos fornecida; sobretudo quando cai uma fase”, denuncia o secretário geral da Prefeitura, Jaziel Borne. Alega que o município fica na obrigação de repor as lâmpadas que são caríssimas, porque a própria população cobra devido à escuridão. “Raras são as semanas que a gente não tenha problema de falta de energia; prejudicando todo mundo que tem aparelhos eletrônicos, sobretudo os comerciantes que lidam com produtos refrigerados” disse.   

Palmeira– Cesmac

A  Faculdade  Cesmac do Sertão, de Palmeira dos Índios, divulgou o edital do Processo Seletivo 2014/2015 para os candidatos a  Bolsas do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC). Esse programa visa o desenvolvimento de pesquisas científicas, mediante concessão de bolsas destinadas aos estudantes de graduação regularmente matriculados na Instituição.  As inscrições vão até o dia 28 deste mês

Maribondo

Representantes da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplande),estiveram reunidos, na última quinta-feira, com mais de 100 mineradores do munícipio de Maribondo, esclarecendo os principais questionamentos do processo que visa a criação de uma cooperativa responsável por coordenar a atividade na região. É que por conta de problemas apresentados durante o processo de extração, recentemente, a atividade na região foi interrompida pelos órgãos competentes. Por conta disso, os mineradores protestaram interditando por mais de 8 horas a BR/316 que corta o município.A atividade de mineração é uma das principais fontes de renda do município de Maribondo, principalmente do povoado de Mata Verde. “Aproximadamente 90% do dinheiro arrecadado com a venda dos granitos ficam no município. Ou seja, a atividade movimenta a economia local, gerando centenas de empregos”, disse o prefeito Tonho de Eurico.

Cajueiro

O município que há 15 meses foi encontrado “quebrado” financeiramente e com muitos problemas de dívidas herdadas; ao que parece deu uma respirada. É que na próxima semana volta a acontecer depois de quase 10 anos desativada, a festa do Lengo Tengo. Haverá show em praça pública de quinta a sábado, com diversas atrações musicais; entre elas, Harmonia do Samba. O Lengo Tengo é o aperitivo da Emancipação Política que será na quinta, dia 22.

Capela

Sobre as péssimas condições da água comercializada pela Casal lá em Capela, produto que sai das torneiras totalmente barrento nesse período de chuva, além de uma falta constante, foi que na última segunda-feira, os secretários municipais de Finanças, Marcus Alves e o de Assistência Social, Maurício Góes, estiveram na sede  do órgão em Maceió, a fim de cobrar uma solução do problema. Como sempre; só receberam promessa de que o caso será resolvido.