Afinal, quem é o bandido?

16/05/2014 08:28 - Welton Roberto
Por Welton Roberto
Image

Afinal, quem é o bandido?

Ontem estava em Recife e vi de perto pessoas comuns, donas de casas, senhoras, jovens, católicos fervorosos, pessoas que exigem saúde e educação e honestidade dos nossos políticos, enfim cidadãos que aparentemente são "do bem" aproveitando-se de uma situação que pode acontecer em qualquer cidade a qualquer momento: uma "greve" (aquartelamento) da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, para saquear, furtar, arrombar, depredar e danificar tudo que viam pela frente, com uma condição: desde que aquelas coisas pertencessem a outros.

Vi atônito o medo estampado na face de outras tantas pessoas e o caos instalado me fez repensar alguns conceitos e a reafirmar outros.

Afinal, quem é o bandido? A Polícia Militar está nas ruas para conter a fúria ou os ímpetos de quem e para garantir o que?

Não foi o PCC que organizou a balbúrdia, não foram os temidos marginais que estavam ali saqueando, roubando, depredando e queimando tudo que viam pela frente. Mas pessoas comuns.

Cenas tão deploráveis quanto aquelas que vi pelo whatsapp de filhos da classe média alta de Maceió ao depredarem um apartamento inteiro do dono de uma das escolas mais bem conceituadas de nosso Estado, tudo porque naquele momento se sentiram  "livres" e sem a devida vigilância. Mas isso a mídia não noticiou. Psiuuuuu... e você não pode comentar, afinal, o bandido são só os filhos dos outros...

No caso de Recife,  a mídia GLOBAL, seletiva e oportunista (sempre querendo arranhar a imagem da Presidente da República) aproveitou para colar na mente vazia da plebe sem senso crítico algum que tudo aquilo tinha algo a ver com a COPA, que virou o vilão do povo brasileiro (que está perdendo a alegria e a brasilidade de tão chato e porre que está ficando pelas redes sociais), e que de uma hora para outra passou INESCRUPULOSAMENTE e sem pudor a culpar os 500 anos de atraso da saúde e da educação nas costas da FIFA e do mundial de futebol que conta com apenas 80 anos de idade.

Todavia, a pergunta continua a povoar a minha mente.

Mas, afinal, quem é o bandido?

O falso moralismo anda em alta e de mãos dadas com a hipocrisia nesses momentos. Vejo com certa e irritante indignação pessoas exigindo tudo no padrão FIFA sem mesmo exigirem seus comportamentos éticos e corretos perante seus pares e diante de si mesmo. Ontem foi uma demonstração disso na capital pernambucana. A falta de policiamento gera automaticamente pessoas comuns a cometer crimes? A paz só será então alcançada com a truculência e com a vigilância do policial armado? Não sabemos  viver em plena liberdade? Seriam estas as respostas?

Volto a questionar o leitor deste humilde blogue, coisa que já faço em sala de aula na Universidade Federal de Alagoas.

E você, se não existisse a polícia nas ruas, mataria, roubaria, estupraria?

Recife já deu a resposta.

Falta agora cada um de nós olhar para o homem do espelho e fazer aquela pergunta do início do texto.

 AFINAL, QUEM É O BANDIDO? 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..