O Programa de Educação Fiscal da Secretaria Municipal de Finanças (SMF) é mais uma das atividades que serão disponibilizadas à comunidade na edição deste sábado (10) do Projeto Bairro Vivo, que se concentra na Escola Municipal Nosso Lar, no bairro da Levada.
A coordenadora de Educação da Fiscal da SMF Daniele Cavalcante explica que as atividades com os jovens servem para mostrar os benefícios da arrecadação dos impostos. O recolhimento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS), por exemplo, auxilia na manutenção das escolas, aquisição de novos fardamentos, livros e merenda.
“Procuramos por meio de um método prático, educar e principalmente conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da arrecadação de impostos municipais. Boa parte das obras de infraestrutura que vemos na cidade é feita com o dinheiro arrecadado”, comentou Daniele.
No Bairro Vivo, as atividades do Programa de Educação Fiscal incluem jogos educativos, palestras, brincadeiras e entrega do gibi Turma do Luizinho, uma publicação com informações fiscais direcionadas ao público infantil.
A equipe também aplica um breve questionário, cujas respostas das crianças servem como informação aos demais órgãos da Prefeitura, que vão analisar e decidir as intervenções e melhorias que serão executadas na comunidade.
“O questionário é fundamental, pois conseguimos saber as necessidades das crianças e adolescentes de uma determinada comunidade ou escola. E que é o melhor, as melhorias acontecem”, completou a coordenadora.