O Governo Municipal de Piranhas antecipando as comemorações alusivas ao Dia do Trabalhador, realizou neste ultimo domingo (27) no Distrito Piau uma extensiva programação. Por meio do Projeto “Governo Itinerante” diversos órgãos da administração ofertaram os mais variados serviços e atendimentos para a população da zona rural.
A Secretaria Municipal de Saúde atendeu mais de 570 pacientes com oferta de exames e consultas. No total foram 70 exames de ultrassonografia, 60 oftalmológico, 55 eletrocardiograma, 30 atendimentos pediátricos, 50 clínicos, 25 cardiológico, 200 testes de glicemia, 30 emissões de cartões do SUS, 40 aplicações de vacinas, além da realização de palestra sobe prevenção bucal e distribuição de medicamentos.
A Secretaria de Assistência Social ofertou os serviços de cabeleireiro, maquiagem, depilação, manicure e designer de sobrancelhas.
Mais de 2 mil saquinhos de pipoca foram distribuídos pela Secretaria de Direitos Humanos, que promoveu recreação com palhaços e personagens infantis. A Secretaria também atendeu a 48 adultos com informações sobre a Lei Maria da Penha e sobre atenção ao deficiente físico.
A Diretoria de Esportes realizou um Torneio de Futebol e premiou as equipes participantes com troféus, bolas e uniformes. Judocas do projeto Esporte Sem Fronteiras também fizeram bonito com uma bela apresentação, atraindo a população para conferir de perto as habilidades dos nossos campeões.
Na Educação, o ponto forte foram os jogos matemáticos, onde os participantes “quebravam a cabeça” para desvendar os cálculos e enigmas. A secretaria também realizou exposições sobre: Merenda Escolar, Evolução do Salário Mínimo no Brasil e sobre a Formação Continuada das Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática.
A Secretaria de Pesca e Meio Ambiente realizou a distribuição de diversas mudas nativas, incluindo as seguintes espécies: caraibeiras, pau-piranhas, umburana de cheiro, angico de caroço, aroeira e ipê-roxo. Cartilhas educativas sobre coleta seletiva e manejo de horta orgânica também foram distribuídas pela Secretaria.
A diretoria do Caps também esteve presente com uma bela exposição de artesanato, expondo o trabalho feito através de materiais reciclados pelos pacientes inseridos no projeto ART CAPS, além da exposição de bordados. O público pôde conferir ainda o modelo de irrigação feito na horta do CAPS, através de uma maquete produzida.
A Secretaria de Agricultura ofertou orientações e tirou dúvidas dos agricultores sobre a distribuição de sementes e de ração. A programação de horas de trator para aração de terras e o recebimento do cadastro dos agricultores que ainda não haviam feito a devolução da ficha de inscrição também foram outras ações desenvolvidas pela Agricultura. Até então mais de 1.300 agricultores estão inscritos.
A Secretaria de Planejamento, ofertou atendimento aos empresários e micro empreendedores através da Unidade de Desenvolvimento Local -UDL, como serviços de inscrição para emissão da carteirinha do artesão e cadastro reserva para cursos profissionalizantes.
À noite o público pôde conferir os shows das bandas Pegada Boa, Welso do Acordem e o fenômeno das vaquejadas Mano Walter.