Cidade mais importante do interior de Alagoas, segundo colégio eleitoral do Estado com um eleitorado de 140 mil votos, Arapiraca está com uma pífia representação legislativa em nível da Câmara Municipal e Assembleia Legislativa Estadual – (ALE).
O município já contou com seis representantes na Casa de Tavares Bastos e atualmente conta apenas com dois os deputados estaduais Ricardo Nezinho (PMDB) no segundo mandato e Severino Pessoa (PPS) no primeiro mandato.
Nas duas casas legislativas faltam projetos, discursos de oposição e, sobretudo a defesa dos principais pleitos da população em nível de Educação, Saúde e Segurança Pública. Na década de 80, em um comício na Praça Manoel André, o Menestrel das Alagoas, senador Teotônio Vilela, afirmou em seu vibrante discurso.
Arapiraca tem dois candidatos a deputado estadual, um é Ismael Pereira e o outro é João do Nascimento, ambos do histórico MDB, um completa o outro. Ambos foram eleitos e souberam honrar o voto dos conterrâneos.
Vale destacar a atuação de outros parlamentares arapiraquenses a exemplo de Elionaldo Magalhães e Rogério Teófilo com três exitosos mandatos 1991 a 1995. 1995 a 1999 e 1999 a 2003, quando foi eleito deputado federal.
Uma das suas bandeiras de luta na Casa de Tavares Bastos e na Câmara dos Deputados teve foco na Educação Superior no interior do Estado. Consegui a implantação do primeiro Campus da Universidade Federal de Alagoas – (Ufal) em Arapiraca.
São 16 cursos superiores sendo 11 em Arapiraca e os demais em Palmeira dos Índios, Penedo e em Viçosa com o curso de Medicina Veterinária. Teófilo define essa sua luta como “Um trabalho que uniu o técnico e o político em prol do desenvolvimento educacional de Alagoas”.
Sobre sua luta vitoriosa nesse objetivo, a ex-Reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Deyse expressou: “ Rogério Teófilo revela-se um sonhador ou um lutador ? Melhor: um sonhador –lutador é o termo mais adequado para definir este amigo –pessoal, mas, sobretudo, da educação de Alagoas e do Brasil – orgulhoso de sua Arapiraca agrestina.”