A “contagem regressiva” colocada na entrada da primeira loja do Outback Steakhouse em Maceió, no Parque Shopping, reflete a expectativa sentida nas ruas e nas redes sociais pela inauguração da casa, que será aberta ao público na próxima terça-feira (15). O “frisson” só pode ser entendido por quem conhece ou já ouviu falar na qualidade do cardápio e do atendimento.
Maceió é a terceira capital do Nordeste a receber a franquia Outback, depois de Salvador e Recife. Segundo Paulo Meneses, sócio regional do Outback para o Nordeste, e Marcelo Xavier, sócio proprietário, a escolha pela capital alagoana se deu pela junção do espaço ideal – em um novo shopping - com o potencial econômico da cidade.
“A primeira loja no Nordeste foi inaugurada em Salvador e há dois anos iniciamos o plano de expansão na região. Optamos por Maceió pelo seu grande potencial turístico, pelo crescimento econômico. Dentro da análise de poder aquisitivo e de consumo, vimos que aqui atenderia a nossa demanda, tanto que nosso espaço é de 700 m2, com 268 lugares”, explicou Meneses.
Para os sócios, o tamanho do empreendimento é o mesmo da expectativa de todos os envolvidos: “Esperamos que dê tão certo quanto às demais lojas.
Sobre as novidades, os empresários contam que foi trazido para a capital alagoana o que há de mais moderno na arquitetura da rede. “Vamos oferecer uma loja nova, moderna, além da qualidade do cardápio e do excelente atendimento. Após 15 dias de treinamento, todos estão preparados para atender o público de Maceió”, afirmaram.
Empregos e incentivos
A instalação do Outback em Maceió gerou 150 empregos diretos e uma quantidade não contabilizada de indiretos. Toda a mão de obra utilizada foi local, desde a construção até a parceria firmada com cerca de 20 empresas fornecedoras.
Outro ponto conhecido na biografia da empresa é a política de incentivos aos funcionários. Não foi à toa que 1.300 pessoas se candidataram para concorrer a uma das 150 vagas oferecidas. “Todos os outbackers, como chamamos nossos funcionários, são estimulados a agir de forma empreendedora. Buscamos desenvolver as pessoas para que, eventualmente, possam assumir novas posições na rede”, explicou Meneses.
O próprio sócio proprietário é um exemplo dessa política. Com oito anos de casa, o carioca Marcelo Xavier começou como garçom, foi gerente do Outback do shopping Rio Sul, em Botafogo, no Rio de Janeiro, e deixou o posto para assumir a loja de Maceió.
“O Outback gera muitas oportunidades, muitas possibilidades de carreira. No país, 70% dos sócios saíram da operação, até mesmo da cozinha, e se tornaram sócios. Desde o início explicamos que queremos investir profissionalmente nas pessoas que estamos contratando” disse Marcelo.
Uma das outbackers contratadas, Tailany Melo, de 23 anos, contou que já era cliente do restaurante quando surgiu a oportunidade de trabalhar na empresa e destacou o treinamento diferenciado pelo qual os funcionários passam: “Foram 30 treinadores de outros estados nos ensinando sobre cardápio, atendimento, composição dos pratos, segurança do trabalho, higienização e até noções sobre vinhos e cortes de carnes”.
“Não tenho palavras para dizer o que estou sentindo. Todos choramos ao final do treinamento. Tem muita gente tendo sua primeira oportunidade de trabalho e minhas expectativas são melhores que as do Marcelo”, brincou Tailany, se referindo ao sócio da casa.
Social e mundial
Durante a entrevista concedida ao CadaMinuto, Meneses e Xavier também destacaram o lado social da marca. Em Maceió, o Outback firmou uma parceria com a Apala para sua primeira ação na área: “Na segunda-feira haverá uma degustação, cuja venda dos convites foi revertida para a instituição. É uma forma de mostrar envolvimento com a comunidade e pretendemos fazer várias ações deste tipo durante o ano”.
A rede Outback Steakhouse possui 51 restaurantes no Brasil, em 21 cidades e 11 estados. No mundo está presente em 22 países da Europa, Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997.