Santana: gestor pinta praças com cor de campanha e fere princípio da impessoalidade

03/04/2014 22:04 - Blog do Marques
Por José Marques
Image

O prefeito de Santana do Ipanema, Mário Silva, do Partido Verde, decidiu pintar as praças da cidade sertaneja de verde, cor do seu partido e bastante utilizada na sua campanha eleitoral em 2012.

Quem chega no munícipio já percebe a cor verde na praça do Povoado Areias Branca e quando entra na cidade começa a perceber que as demais também assim estão pintadas como por exemplo as praças Dr. Adelson Isaac de Miranda (antiga praça da Bandeira) e São Pedro, localizada no tradicional bairro do mesmo nome. Outro detalhe é que o prédio onde funciona a Secretaria de Municipal de Educação foi pintada com a mesma cor.

As letras iniciais do nome Mário Silva foram modificadas na campanha eleitoral para formar uma marca e ajudar na identidade visual do candidato, o problema é que a mesma marca está presente no símbolo da administração no slogan “É Mais Santana”.

Leia no Blog do Marques: O mundo contra JHC

O que acontece em Santana do Ipanema já aconteceu em outras cidades do país, inclusive aqui em Alagoas, onde os prefeitos foram condenados a pagarem multas e muitos ficaram inelegíveis. Não passa de amadorismo político, onde muitas vezes a sede em publicidade pessoal ultrapassa o limite razoável dos princípios da impessoalidade e da moralidade.

A lei municipal nº 388 de 27 de abril de 1970 criou a Bandeira e o Brasão do Município de Santana do Ipanema e lá determinou as cores que constituiriam os símbolos santanenses. Na Bandeira se encontra o azul e o branco, já no Brasão encontramos o amarelo-queimado símbolo da fortaleza, em amarelo-laranja está gravada o termo latino “Labore Prosperierimus” (“No trabalho seremos prósperos”), o azul representando o céu, o cinza que simboliza as serras, o milho, feijão, algodão e cacto visualizam a riqueza agropecuária do município, o creme representa o solo e o azul claro lembra as águas do Rio Ipanema. Essa lei dá ao município muitas cores que tem um verdadeiro significado para a cidade e que poderiam muito bem serem utilizadas nas pinturas das praças, prédios públicos e artes publicitárias.

Sei que o prefeito santanense gosta muito do verde, assim como eu, porém essa decisão em pintar as praças da cidade com a cor de sua campanha não caiu bem, demonstrando assim, que a coisa pública precisa ser mais respeitada e não trada como algo disponível às vontades do gestor municipal.

O município é maior que o prefeito e os vereadores e enquanto isso não for compreendido teremos mais atitudes como essas que mostram o tamanho do despreparo dos nossos políticos, e que suas convicções pessoais estão acima do que é bem público.

Siga-me no Twitter: @Marques_JM

Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..