Entre os meses de fevereiro e abril, acontecem nas escolas públicas e privadas do estado os exames de seleção da Olimpíada Alagoana de Química, evento promovido pela Coordenação Estadual com o intuito de identificar talentos e estimular o estudo da disciplina.

A primeira etapa da seleção será realizada com o intuito de selecionar 10 estudantes de cada escola para a segunda fase, cujas provas serão divididas em duas modalidades: A – estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio e 1º, 2º e 3º ano do ensino integrado e B – estudantes do 3º ano do ensino médio e 4º ano do ensino integrado. Os exames serão elaborados por uma comissão científica focando os conteúdos programáticos divulgados no edital.

Serão selecionados 50 estudantes, que além de receber medalhas e certificados, estarão classificados para a Olimpíada Norte/Nordeste de Química, que acontecerá em maio deste ano.

O evento que conta com o apoio do Instituto Federal de Alagoas e da Braskem, faz parte do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, selecionará alunos para representar Alagoas na etapa nacional e internacional. Joacy Ferreira, coordenador do evento, acredita que “além de reconhecer os alunos destaques, o exames estimulam o interesse pela disciplina”. Para Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem, a “olimpíada é um passo importante para a formação de estudantes num ramo de atividade, que tem muita relevância para o setor da química  e do plástico em Alagoas”.  

As inscrições serão realizadas através do e-mail oalquimica@gmail.com até o dia 28.02, edital e maiores informações estão disponíveis no site alagoas.obquimica.org.