Faixa Azul em Maceió, uma questão de costume?

17/02/2014 16:12 - Blog do Marques
Por José Marques
Image

Finalmente a famigerada Faixa Azul, faixa exclusiva para ônibus, foi implementada em Maceió, nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Porém, o seu primeiro dia não foi dos mais agradáveis, até não esperava que fosse, pois a nova medida ainda não foi absorvida por todos os motoristas da nossa Capital.

Com trânsito lento e muita gente quase arrancando os cabelos, muitos motoristas acabaram invadindo a área exclusiva e aproveitando maliciosamente do espaço vago para adiantar seu percurso. Malícia essa instigada pela falta de agentes da SMTT nas ruas, que conduziriam a fiscalização e as autuações educativas, inicialmente.

A reclamação foi grande nas redes sociais e em alguns programas de rádio onde o assunto foi tema constante. Muitos não acreditam na nova medida e preveem o seu fracasso para o mais breve possível. Outros tantos, desejam o sucesso da faixa azul, porém fazem coro a esse jovem blogueiro de que, sem a devida fiscalização o projeto não dará certo.

Leia no Blog do Marques: Fortalece Aí – Conectando e compartilhando solidariedade!

Encontramos diariamente motoristas que pensam ser os mais importantes e que não podem seguir as regras como todo mundo, esse é um dos fatores dos grandes problemas que temos em nosso trânsito. Não tenho dúvida alguma que esses são os que mais sofrem com a implementação da faixa exclusiva.

Somos mal-educados no trânsito e como disse um tuiteiro famoso aqui de Maceió, quanto maior o carro, maior a arrogância. Não reduzo o debate entre bons (usuários de ônibus) e maus (motoristas particulares), como alguns insistem em fazer. Hoje o nosso trânsito é um grande espelho que reflete a face da nossa sociedade.

Com a faixa exclusiva os usuários do transporte coletivo terão facilidade para chegar em seu trabalho, o que é um grande incentivo para o particular deixar o seu carro em casa e também utilizar o transporte de massas. Mas há um grande detalhe aí, ainda temos uma frota de ônibus sucateada, com passagem de R$ 2,30 (até março, quando começa o novo valor de R$ 2,50 – outro absurdo) que não reflete na qualidade e logística do transporte coletivo e não temos a menor segurança dentro dos ônibus, onde todo dia ouvimos mais uma história de assaltos e mais assaltos!

Muita coisa precisa mudar para começarmos a enxergar um novo tempo, desse lado precisamos ser mais humildes e honestos, sem querer tirar vantagem sobre ninguém, respeitando as normas de trânsito e as regras da boa educação, aquela que tivemos em casa, acredito eu. Do outro lado, a prefeitura precisa apresentar alternativas para o melhoramento da mobilização urbana da nossa cidade, como já vem apresentando com a licitação e outras medidas, sem contar com a eficiência da fiscalização constante por parte da SMTT, com as devidas punições, para assim aos poucos o adulto ser educado no trânsito.

Fico na torcida pelo sucesso da nova medida, que também já foi implementada em outras cidades, para que o maceioense sinta-se mais respeitado e valorizado.

Siga-me no Twitter: @Marques_JM

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..