O advento de uma universidade para a cidade de Matriz é motivo de muito orgulho para seu povo, que agora em 2014, começa a desfrutar de um tão sonhado privilégio de contar com uma instituição de ensino superior  na região. É que já no começo deste mês, a Pró-Reitoria de Extensão e a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da CIED/UFAL, tornaram públicas, por meio de edital, a abertura do processo de inscrição, seleção e matricula de vagas para cursos de extensão, para alunos da região Norte, que se dispõem a estudar em Matriz de Camaragibe, onde  funcionará a Universidade Aberta do Brasil (UAB) daquela cidade, inaugurada no dia 23 de dezembro último. Estão sendo ofertadas 120 vagas; distribuídas de forma unificada para três cursos: a)-Elaboração e Supervisão de Projetos Pedagógicos; b)- Utilização de Edublogs na Educação e c)- Mapas Conceituais como Procedimentos Pedagógicos

Lembra o coordenador Silvano Marcos, que esses cursos de modalidade semipresencial destinam-se a gestores e professores da rede pública da educação básica da região. As inscrições estão abertas desde o último dia 30, e seguem até sábado próximo dia 15. As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, no endereço  WWW.ufal.edu.br/cied . Lembrando que universidade só vai funcionar nos finais de semana, por meio da Ufal.

Sobre a implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) lá em Matriz, o prefeito Marquinhos (PMDB) revela que irá se empenhar ainda mais, a fim de poder ampliá-la e trazer mais cursos para a região. “Agradeço a Ufal e a atenciosa equipe da Cied que nos ajudou neste processo. Quem estudar aqui vai ter um diploma da Ufal, chancelado por esta importante universidade!" disse o prefeito, demonstrando uma ansiedade, a fim de    presenciar a aula inaugural, como parte de um  grande sonho de seu povo a ser realizado.