A prefeita do município alagoano de Branquinha, Renata Moraes, segue na sexta-feira da semana que vem, rumo a capital pernambucana, a fim de participar de um evento, que premiará os 100 melhores prefeitos do Brasil, do qual ela faz parte dessa relação. A premiação é promovida pela União Brasileira de Divulgação –UBD-, entidade que há 13 anos vem se infiltrando pelo Brasil à fora, desempenhando o papel de avaliar anualmente por meio de pesquisa de opinião pública, as condições administrativas de cada gestor municipal; cujos critérios observados são: satisfação e aprovação da população do município.
“É motivo de muito orgulho fazer parte desse seleto de homenageados; principalmente por ser indicada por meio do critério de opinião pública, avaliado acima de tudo, por uma empresa de referência no País”, argumenta otimista a prefeita Renata Moraes. Ao que parece, essa proeza não veio por acaso. Que o diga a recuperação de Branquinha, depois da catástrofe do dia 10 de junho de 2010, quando a cidade praticamente foi arrasada pela enchente. É que de forma incansável, a prefeita saiu na frente (com relação aos demais prefeitos que sofreram o mesmo problema daquela cheia), na construção de praticamente uma nova cidade. Lá, um conjunto habitacional foi erguido num lugar alto e distanciado das margens ribeirinha; dotado de uma infraestrutura sem igual, onde uma infinidade de famílias de baixa renda só tem hoje, é lhe agradecer; sobretudo pelo esforço e a meta alcançada.
Sobre essa premiação, conforme a UBD, anualmente é feito uma avaliação criteriosa pela entidade, onde se leva em consideração, uma série de fatores; como boa gestão e transparência na aplicação do dinheiro público. “A pesquisa encara também; boas práticas administrativas nas áreas de Saúde, Educação, Merenda Escolar e Infraestrutura; enfim a qualidade nos serviços prestados à população” destaca a direção da UBD.