A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes), e com o apoio da coordenadoria geral dos Distritos Sanitários realiza na nesta terça-feira (04), a partir das 9h, na Carreta da Mulher, na Praça Pingo D água, no Vergel, um evento diferente pela passagem do Dia Mundial de Combate ao Câncer.
No Dia Mundial de Combate ao Câncer, o atendimento será normal. O diferencial será a orientação de profissionais da Copes, entre eles a da nutricionista Kelly Barros às mulheres presentes, como, por exemplo, a palestra ‘Alimentação Saudável: as políticas, ações e promoção de práticas alimentares e a relação com o câncer’.
Durante todo o dia representantes da equipe da Copes também farão exposições, como a necessidade da prática orientada e disciplinada de exercícios física; pois a vida sedentária também pode contribuir para o aparecimento de doenças e do câncer.
Por fim, as mulheres também conhecerão a pirâmide alimentar, que mostra como deve ser uma alimentação saudável diariamente, ou seja, os alimentos permitidos ao consumo, suas quantidades e horários para ingeri-los, entre outras informações relevantes. “Ensinamos também um cardápio de receitas saudáveis que ajudam a prevenir o câncer”, acrescenta a nutricionista da Copes.
A carreta foi inaugurada no dia 14 de janeiro de 2014. O consultório móvel chegou para percorrer a cidade, indo até onde a mulher maceioense, levando serviços de exames de mamografia e ultrassonografia (da mama e endovaginal). Desde o dia 15, a unidade móvel está na área do 2º Distrito Sanitário, na Praça Pingo D água, onde ficará até o dia 07 de fevereiro.
Câncer
O Dia Mundial do Câncer foi instituído em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer-UICC, e é celebrado todo dia 4 de fevereiro com apoio do INCA. A data tem como objetivo chamar a atenção das nações, líderes governamentais, gestores de saúde e do público em geral para o crescimento do câncer que atingiu proporções catastróficas no mundo, tornando-se uma ameaça às futuras gerações.
Em 2008, foi lançada a Declaração Mundial contra o Câncer, com metas para reduzir a magnitude da doença no mundo até 2020. Desde então, a UICC tem apelado para que governos, instituições e a população se comprometam com esses objetivos assinando o documento.
Agora, a Declaração servirá de instrumento para mobilização no encontro de cúpula da ONU dedicado às Doenças Não Transmissíveis. Espera-se apresentar um milhão de assinaturas aos chefes de estado e autoridades presentes. (assine a declaração pelo site http://www.uicc.org/declaration/sign-world-cancer-declaration)
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o segundo tumor mais freqüente na população feminina e representa a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, com 4.800 vítimas fatais todo ano.
Com relação ao câncer de mama, os dados levantados pelo Inca estimam que 440 novos casos fossem notificados em 2013, sendo 220 apenas na capital. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no Brasil e recomenda-se a realização do exame clínico de mama e mamografia, anualmente, a partir dos 35 anos.