Localizado na principal via de acesso do Conjunto Santo Eduardo, no bairro do Poço, o Centro Social Urbano, o conhecido CSU, carrega consigo a história da comunidade, que expandiu em envolta de sua sede. Trinta anos após a sua construção, o cenário visto no local é totalmente diferente das imagens ainda recordadas pelos antigos moradores. Do auditório, onde foram realizam diversos cursos de quadrilha, gincanas, e até a realização do show do cantor José Augusto, restou apenas o placo e um suporte para a caixa de som.
Entrar no CSU é voltar ao tempo e relembrar histórias divertidas de pessoas que tiveram a oportunidade de desfrutar de suas ações para a comunidade. Atualmente, mesmo com o prédio em ruínas, com instalações precárias e o risco do teto desabar, os moradores continuam cuidado do local na medida que podem. O Centro Social Urbano foi um construído em 1983, através de um projeto do Governo Federal e era mantido pelo Governo do Estado de Alagoas.
De acordo com o vice-presidente da associação dos moradores do Santo Eduardo, Everaldo Bezerra, há 15 anos todas as ações desenvolvidas pelo governo foram retidas da sede do CSU e o impasse sobre a responsabilidade da administração do Centro continua até os dias de hoje. Mesmo em péssimas condições, grupos continuam desenvolvendo suas atividades no local.
“Aqui funcionava perfeitamente todos os dias e tinha atendimento de psicólogo, treinos na quadra de esportes, sala de jogos, aulas de danças e outras atividades. Aqui era muito desenvolvido e servia para todos. Grande parte da comunidade do Santo Eduardo cresceu aqui dentro. Eu inclusive cresci aqui dentro e tenho grandes recordações”, recordou Bezerra.
Leia a matéria completa na edição desta semana do CadaMinuto Press já nas bancas.