A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) adotou uma nova metodologia para a limpeza dos córregos e canais da capital. A chamada barragem móvel começou a ser operada desde a última semana, mas será oficialmente apresentada nesta quinta-feira (23), às 9h, no Canal do Gulandi, em trecho situado no conjunto Santo Eduardo.

“Mudamos porque percebemos que o sistema que estávamos adotando, além de muito oneroso, não fazia o trabalho com tanta eficiência”, explicou Gustavo Novaes, superintendente da Slum.

Além de mais eficiente, a nova metodologia prevê uma redução de 75% nos custos em relação à sistemática anterior. A Slum adotará dois equipamentos. Um menor, para canais com até seis metros de largura, e outro de maior porte para realizar serviços em canais com até 16 metros de largura, como o Riacho do Salgadinho e o Canal do Trapiche.

A barragem móvel também permitirá a realização de um cronograma de limpeza em que cada um dos 19 grandes canais da cidade seja alvo de limpeza a cada quatro meses. “Ou seja, diferentemente de 2013, quando fizemos uma só limpeza em cada canal a um custo elevado. Agora, vamos passar a fazer três limpezas no ano a um custo 75% menor”, reforça o gestor.