Sol, piscina, esporte, brincadeira e muita lição. Assim se resumirá os meses de janeiro e fevereiro para as crianças e adolescentes que participam do Projeto “Colônia de Férias – Criar, Recriar e Aprender”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para trabalhar, durante o período de recesso escolar, o tempo livre das crianças e adolescentes que são atendidos nos 17 núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Maceió.
Através de atividades recreativas elaboradas por profissionais multidisciplinares que fazem parte da equipe técnica da Semas e desenvolvidas dentro dos núcleos, cerca de 900 meninos e meninas com idade entre 06 e 17 anos, aprendem, brincando, as lições socioeducativas que trabalham o cooperativismo das equipes, coordenação motora e inclusão social.
No Barro Duro, o núcleo do SCFV Bela Vista atende cerca de 110 crianças, que saem das regiões do antigo lixão e do Sítio São Jorge, para participarem das oficinas de cultura promovidas pela Semas. “É interessante como a gente pode trabalhar diversos aspectos junto com eles, que repassam muito bem as lições ensinadas por aqui às demais crianças”, disse o professor de música Daniel Cavalcanti, que numa de suas aulas na colônia ensinou aos alunos como construir instrumentos de músicas através de materiais reciclados.
“Trabalhar o momento livre dessas crianças é importante porque fazendo isso a gente evita possíveis situações de vulnerabilidade, como o trabalho infantil por exemplo, já que a maioria vive em regiões carentes”, destacou Janaína Arruda, psicóloga do núcleo.
Além das oficinas, transporte, lanche e materiais didáticos são disponibilizados pela Semas aos alunos.
A secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti, destaca a importância de, através de atividades recreativas, promover a integração, socialização e o fortalecimento do vínculo familiar. “Com as Colônias de Férias, estamos desenvolvendo atividades que possam proporcionar a vivência de práticas socioeducativas, viabilizem a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades voltadas à atuação social, tudo isso através de atividades recreativas”, ressaltou a secretária.
“Gosto da brincadeira que fala do papai e da mamãe”, falou o pequeno Paulo Orlando da Silva, de 6 anos, se referindo às atividades que estimulam o vínculo familiar. Morador da Vila Emater, ele e mais dois irmãos participam das ocupações.
As atividades do projeto “Colônia de Férias – Criar, Recriar e Aprender” acontecem de segunda à sexta-feira das 11h30 às 16h30. Podem participar crianças e adolescentes inclusas nos Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Pró-jovem, que já são atendidos pelos núcleos do Serviço de Convivência.