O governador Teotonio Vilela Filho reuniu todo o seu secretariado estadual, nesta terça-feira (21) para uma reunião de avaliação do Programa Alagoas Tem Pressa. Na sala de monitoramento do programa, que fica na Seplande, foi realizado um diagnóstico geral do planejamento, com o apanhado das entregas realizadas em 2013, e as diretrizes para 2014. A certificação do Programa pela ISO 9001 foi anunciada na ocasião.

Com os recursos garantidos para os projetos do programa, o governador afirmou que o tempo de marasmo ficou no passado. “Elaboramos para Alagoas projetos com perspectiva, porque desejávamos tirar o Estado do marasmo em que vivíamos. Foram anos sem novas indústrias, sem o desenvolvimento necessário. Nesse último ano de governo, avistamos um Estado absolutamente diferente daquele tempo, e muito disso graças a tudo o que foi pensado e elaborado dentro desse programa”, disse.

Sob o detalhamento das 538 entregas previstas para o Alagoas Tem Pressa, entre 2011 e 2014, o Programa já entregou 203 produtos, 95 deles em 2013. Formado por 26 projetos estruturantes e 22 setoriais, o Alagoas Tem Pressa conta com 1.072 produtos - entregas que devem ser feitas até o ano de 2022.

Diante desse cenário, o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, afirmou que o programa ajudou a demonstrar que realizar um serviço público diferente é possível.

“Não foi à toa que esse foi um programa traçado para ser reconhecido como uma iniciativa de Estado, e não de governo. Aqui, reservamos para Alagoas um planejamento de 20 anos, onde priorizamos a melhoria da qualidade de vida de cada alagoano. Muito do que já foi concluído evidencia a importância do Alagoas Tem Pressa, por isso não deixamos de monitorar e controlar metas durante toda a sua execução”, pontuou.

Entre as principais entregas de 2013, está a conclusão das obras de 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Programa da Reconstrução nos municípios afetados pelas cheias; na Educação, o índice de ativação de internet em 205 escolas e prédios administrativos da rede estadual, das quais 152 funcionam também com rede wi-fi.

No desenvolvimento econômico, a construção do Polo de Confecções, em Delmiro Gouveia, como medida de diversificação de investimentos; e as realizações do Encontro Alagoano de Educação Empreendedora, e de nove edições do Pontapé, como fomento ao empreendedorismo, foram destaques no ano passado.

Para este ano, são esperadas mais 335 entregas. Entre elas, até março, estão previstas a conclusão das obras de três novos polos para a ciência e tecnologia do Estado, um Restaurante Popular em Maceió, e delegacias de Repressão ao Narcotráfico, na capital e em Arapiraca.

Além dos resultados e perspectivas, a secretária adjunta de Monitoramento e Controle de Metas, Poliana Santana, anunciou ainda a certificação recebida pelo Programa, nas categorias nacional e internacional, pela ISO 9001. “Somos o primeiro Programa nesses moldes do Brasil a ter esse reconhecimento, isso só corrobora a eficiência dos métodos que adotamos, e o comprometimento desse governo em mudar o rumo de Alagoas”, concluiu.