A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), instituída em maio passado na reforma organizacional da Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp), tem registrado progressos no atendimento aos maceioenses e melhorias técnicas no trabalho dos servidores públicos municipais.
Baseado em um planejamento contínuo entre as secretarias e superintendências, a DTI já realizou um levantamento técnico de computadores e softwares e da construção de um plano de modernização da rede de internet nos órgãos da Prefeitura.
Em menos de um ano, a conectividade das redes MPLS, que formam redes para compartilhamento de arquivos para acelerar processos nas secretarias, cresceu. “Antes o número de pontos interligados era 65. Conseguimos aumentar para 121 pontos”, disse Sério Tenório, gestor da DTI. Ele cita como exemplo os investimentos a ativação do circuito MPLS no Posto de Saúde da Família no bairro da Pescaria e também as melhorias da internet e da rede MPLS no PAM Salgadinho, no Poço.
Ainda segundo o diretor Sergio Tenório, é cada vez mais importante deixar de pensar em tecnologia como um custo e pensar no modo como a tecnologia pode contribuir para uma gestão mais capacitada. “Estamos trabalhando para os investimentos da Prefeitura na área de tecnologia da informação gerem receitas, otimizem processos e dêem mais conforto para os servidores e maceioenses”, declarou.
Aliado a esse objetivo, a DTI tem promovido a capacitação técnica dos servidores em informática em parceira com a Escola Municipal de Governo e Gestão Pública (Emgesp).