Amigos, o tema de hoje foi muito bem sugerido pela Advogada e Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/AL, Dra. Sâmya Jucá.
Nos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte, é comum os restaurantes ofertarem os serviços de manobrista grátis ou pago, conhecido como valets, a operação ocorre da seguinte forma o cliente estaciona o automóvel na porta do restaurante e entrega as chaves ao motorista que se encarrega de acomodar em um local com segurança.
Muitas vezes o carro é estacionado na rua sem nenhuma segurança.
Aquele que ofertar o serviço, deve fazer uma seleção rígida na contratação dos manobristas se não quiser arcar com algum prejuízo, pois diversos são os relatos de consumidores que utilizaram o serviço e posteriormente receberam multas com excesso de velocidade, ultrapassagem de semáforo no vermelho, conversões ilegais, estacionamento em locais proibidos e só tomam ciência das infrações quando recebem as notificações.
Desde já fica o alerta, a responsabilidade é da empresa ou do restaurante, muitas vezes o consumidor irá pagar, porém poderá cobrar da empresa que ofertou o serviço.
Imperioso destacar que muitas vezes o estabelecimento não aceitará pagar de imediato a multa, por conta disso é importante guardar os comprovantes de pagamento da conta, ou algum outro documento que demonstre que esteve no local e quanto tempo ficou.
Caso o veículo sofra algum dano material a responsabilidade será da empresa ou restaurante que ficou com a guarda do bem.
Desta forma, a utilização do serviço é um risco para o consumidor, se for para estacionar na rua, melhor que o próprio consumidor o faça, haja vista que irá procurar um local seguro e permitido, trancar corretamente, ligar o alarme e demais providências.
Em caso de dúvida procure um Advogado da sua Confiança ou o Procon.
Twitter: @MarceloMadeiro
E-mail: marcelomadeiro@gmail.com
Facebook: Marcelo Madeiro
A música de hoje é o Hino do Senhor do Bonfim, que como bom baiano louvamos no dia de hoje, dia da famosa Lavagem do Bonfim! Quem tem fé vai a pé!
Hino do Senhor do Bonfim
Caetano Veloso
glória a ti neste dia de glória
glória a ti redentor que há cem anos
nossos pais conduziste à vitória
pelos mares e campos baianos
desta sagrada colina
mansão da misericórdia
dai-nos a graça divina
da justiça e da concórdia
glória a ti nessa altura sagrada
és o eterno farol, és o guia
és, senhor, sentinela avançada
és a guardo imortal da bahia.
dessa sagrada colina
mansão da misericórdia
dai-nos a graça divina
da justiça e da concórdia
aos teus pés que nos deste o direito
aos teus pés que nos deste a verdade
trata e exulta num férvido preito
a alma em festa da nossa cidade
desta sagrada colina
mansão da misericórdia
dai-nos a graça divina
da justiça e da concórdia
http://letras.mus.br/caetano-veloso/1087267/