O pedido de adiamento da votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2014, feito pelo deputado João Henrique Caldas (Solidariedade) continua gerando um mal-estar dentro da Casa de Tavares Bastos. Durante uma entrevista ao programa Cidadania, na manhã desta quinta-feira (16), o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Fernando Toledo (PSDB), afirmou que a atitude do colega de parlamento foi “puramente uma ação midiática para se promover, pensando em ganhar a eleição”.

O presidente da Mesa Diretora não chegou a falar claramente o nome do deputado João Henrique Caldas, mas ao ser questionado pelo radialista França Moura se fazia referência ao “colega de Ibateguara”, Toledo respondeu que sim.

Toledo disse que o papel desenvolvido por João Henrique tem sido um “jogo de cena” para transparecer à sociedade que a Casa não tem responsabilidade com as suas obrigações nem transparência com a votação das emendas, que compõe a LOA. “Ele não tem compromisso nenhum com a Assembleia. Chega sempre atrasado, isso quando vai as sessões, e agora chega por trás das portas e fecha um acordo desse. Isso é uma ação meramente eleitoreira e midiática”, afirmou Toledo.  

O presidente disse não conhecer as pretensões políticas de JHC, mas que suas últimas atitudes dentro do Plenário deixaram claro que ele está usando a ALE para conseguir bons resultados na eleição de 2014. “Temos a proposta que hoje não apareça nenhuma novidade e que Orçamento possa ser votado ainda hoje”, enfatizou.

Na sessão da terça-feira (14), o pedido de adiamento da votação da LOA para 2014, gerou um mal-estar entre parlamentares e representantes dos militares que acompanharam a sessão, tudo porque o deputado Isnaldo Bulhões (PDT) acusou os militares de realizarem um "lobby escuso" ao solicitar que JHC pedisse o adiamento da matéria.

No mesmo dia, Toledo mostrou irritação com o suposto lobby e ameaçou desfazer qualquer compromisso referente à tramitação das matérias de interesse dos militares. Além dos parlamentares, os servidores da ALE também não ficaram nada satisfeitos com o pedido de JHC, já que dependem da aprovação da LOA para receberem o salário de janeiro e o décimo terceiro salário, que ainda não foi pago.