A Prefeitura de Maceió se prepara para iniciar os trabalhos em uma das vias mais movimentadas da parte alta da cidade: o acesso ao bairro da Santa Lúcia. A utilização do binário, que transforma ruas paralelas em mão única, uma em cada sentido, foi a solução encontrada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Secretaria Municipal Infraestrutura (Seminfra).

A técnica usada para resolver problemas localizados de trânsito vai dinamizar o fluxo de veículos que entram e saem do bairro. “Por uma recomendação do prefeito Rui Palmeira, a Seminfra está trabalhando para viabilizar e melhorar o tráfego daquela região. Fizemos o projeto e vamos fazer a drenagem e pavimentar a Rua Manoel Afonso de Melo, via que fica antes do acesso ao bairro da Santa Lúcia”, disse o secretário de Infraestrutura, Roberto Fernandes.

Com isso, a Rua Belmiro Amorim deixa de ser entrada para servir apenas como saída dos veículos. Ainda de acordo com Fernandes, a mudança no trânsito vai facilitar a vida de quem precisa circular pelo bairro. “Ao final da obra, os veículos entram pela Manoel Afonso de Melo e voltam pela Belmiro Amorim”, finalizou. A licitação para a mudança deve sair no primeiro trimestre deste ano.

Para 2014, outras obras serão licitadas garantindo a continuidade dos trabalhos programados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. “Até o final de janeiro, o viaduto da Cambona será licitado. As obras nas Avenidas Paulo Holanda, perto da Ufal, e Nações Unidas, localizada logo depois da Tupã também poderão ser iniciadas, assim como a pavimentação e drenagem do Village Campestre II”, garantiu Roberto Fernandes.

Outras obras

Dentro do calendário estabelecido pela Seminfra, os trabalhos no Vale do Reginaldo seguem em ritmo acelerado. A drenagem está sendo concluída e as estacas começaram a ser fincadas. “Em breve faremos a parte da Ladeira Geraldo Melo, que fica próxima ao viaduto. Como tudo está dentro do cronograma, acredito que em três anos finalizaremos a primeira fase do projeto”, disse o secretário.

Iniciadas no final de 2013, a pavimentação das vias do Conjunto Graciliano Ramos deverá ser finalizadas até abril. No Village Campestre I, os trabalhos de drenagem estão adiantados. Em dezembro, 20 técnicos realizaram a recuperação asfáltica do corredor de ônibus do Conjunto Rosane Collor. A via foi recapeada e recebeu atividades preventivas de limpeza de galerias e desobstrução de linhas d’água para que no próximo inverno, totalizando um investimento de R$200 mil com recursos próprios da Prefeitura, não haja alagamentos. 

Josefa de Melo

Orçada em R$7,7 milhões, fruto de parceira com a iniciativa privada, a Avenida Josefa de Melo é a primeira grande obra de mobilidade urbana da Prefeitura para desafogar o trânsito na capital. Os trabalhos na via pública que ligará a Avenida Gustavo Paiva, em Cruz das Almas, às Avenidas Márcio Canuto e Juca Sampaio, ambas situadas no Barro Duro, estão perto da conclusão.

“Estamos esperando a conclusão, por parte da empresa contratada pela empresa parceira da obra, da construção da passagem de nível, que vai diminuir os engarrafamentos de trânsito no local. Acredito que de 30 a 40 dias a obra será finalizada”, disse Roberto Fernandes.