Na esteira do fechamento dos resultados econômicos de 2013, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta sexta-feira que o Governo Central (Banco Central, Tesouro Nacional e Previdência Social) cumpriu a meta de superávit primário, ajustada para R$ 73 bilhões. Segundo o ministro, os dados ainda precisam ser afinados, mas o resultado final da economia feita deverá chegar a R$ 75 bilhões.
“Esse resultado foi possível porque a arrecadação está crescendo nos últimos meses. Estamos colhendo frutos plantados em 2011 e 2012 no sentido de estimular o crescimento da economia”, explicou o ministro, acrescentando que o consumo foi maior diante das desonerações em diferentes áreas produtivas. “Os brasileiros estão pagando menos impostos”, disse.
“Cumprimos o nosso resultado fiscal e fizemos algo mais de 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas no País)”, afirmou Mantega em outra oportunidade, acrescentando que ainda são necessários dados dos estados e municípios para fechar o resultado do governo como um todo.
O anúncio do resultado logo no início do ano foge do padrão – normalmente fica para o fim de janeiro com os resultados refinados. Segundo o ministro da Fazenda, a mudança se deu para “acalmar os nervosinhos”. “Antecipamos o resultado para abaixar a ansiedade. Ficar com a expectativa até o final de janeiro não é bom”, afirmou.