A população da Barra de Santo Antônio a partir de hoje (19) poderá participar do mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e apoiado pela Prefeitura da Barra de Santo Antônio, o evento prossegue até sexta (20), no Ginásio Municipal Augusto Farias (em frente à delegacia de polícia civil).
A ação beneficiará mulheres, homens e crianças que ainda não possuem documentos cíveis e trabalhistas no Município. Durante o atendimento, haverá emissão gratuita de Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de um posto do SEBRAE-AL para atendimento e esclarecimento de dúvidas. Apesar de destinado às mulheres barrenses, o PNDTR também atende homens, jovens e adultos. Esses documentos permitem às trabalhadoras e trabalhadores ter acesso às políticas públicas do Governo Federal, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Bolsa Família.
Segundo a advogada Nathália Martins, coordenadora do projeto no município, “O objetivo da ação é ampliar o número de pessoas beneficiadas, temos muitas pessoas, principalmente na zona rural, que ainda não tiveram a oportunidade de se tornar um cidadão pleno, com todos os seus documentos. Este tipo de ação é importante porque garante a cidadania das pessoas”.
A exemplo do que ocorre em outros municípios, o atendimento iníciou às 8h. Os mutirões do MDA também incluem palestras sobre direitos e deveres dos assegurados especiais do INSS, doenças sexualmente transmissíveis, violência contra a mulher, agricultura familiar, meio ambiente e o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).











