Pela primeira vez na história do município de Traipu toda a população foi convidada a participar de um campeonato de futebol. A primeira Copa de Futebol Amador Nossa Senhora do Ó começou em agosto deste ano e as finais foram disputadas na tarde de ontem (17), véspera do encerramento da secular festa da padroeira do município. No total, 28 times participaram da competição que envolveu mais de 400 atletas traipuenses.

O grande campeão da Copa foi o Esporte Clube Traipu. O time da cidade disputou a final contra o Esporte Clube Capivara e venceu a partida por 4x0. O time do interior levou o segundo lugar e o terceiro ficou para o Esporte Clube Astrasol. Os atletas dos três times receberam medalhas e uma premiação em dinheiro. Além disso, o time campeão também foi presenteado com um belo troféu.  

Após as homenagens, os sentimentos dos atletas eram de alegria e gratidão pelo apoio fundamental da Prefeitura Municipal de Traipu, que forneceu os uniformes dos 28 times do município e reformou o Estádio Municipal Afonso Freitas Melro, o Afonsão, no início deste ano. “Todos aguardam ansiosamente pelo início da próxima Copa. Pois as competições conseguem proporcionar momentos de descontração e lazer para todos; sejam os que jogam, organizam ou assistem”, contou o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Thiago Cavalcante.

A prefeita Conceição Tavares vê como essencial o incentivo ao esporte para melhorar a qualidade de vida dos traipuenses. “Assim como adquirir conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, praticar movimentos corporais é uma necessidade vital de todo ser humano. Estamos investindo e incentivando a prática regular de exercícios em todas as faixas etárias. Mas, esse campeonato teve o foco de atingir especialmente os jovens e adultos. Esperamos estimular entre eles a prática de esportes, pois isso é fundamental para que tenham vidas longas e saudáveis”, pontua a prefeita Conceição Tavares.  

 Com o propósito de estimular as atividades esportivas em Traipu, a atual gestão garantiu recursos para construir uma academia de saúde, com as obras já em andamento, e quatro quadras poliesportivas adaptadas para pessoas com deficiência em 2014. A prefeita Conceição Tavares e os secretários municipais entendem que o esporte pode promover a saúde e o bem estar da população, estendendo a expectativa de vida e reduzindo a probabilidade de acometimento de diversas doenças, principalmente aquelas relacionadas ao sedentarismo.

“Enfim, a prática esportiva ajuda a formar um mundo melhor, com tudo de bom que ele nos traz, como saúde, auto-estima, espírito de equipe, objetivos, entre outros atributos que são desenvolvidos ao longo da vida. É por isso que acreditamos tanto nesse investimento”, conclui a prefeita Conceição Tavares.