Garantir a educação inclusiva de alunos com deficiência da rede municipal de Limoeiro de Anadia. Este é o objetivo do trabalho desenvolvido pela Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.

Atualmente, 94 estudantes matriculados no ensino regular possui algum tipo de deficiência. São casos de alunos cegos, surdos, autistas, com Síndrome de Down ou deficiência física e mental. Boa parte deles recebe atendimento educacional especializado transformando suas vidas, pois com o atendimento eles descobrem valores e possibilidades de viver e conviver melhor.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Limoeiro de Anadia e o Ministério da Educação, através do Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, que tem como objetivo apoiar os municípios na oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes com deficiência e dificuldades de aprendizagem. Através do Programa, a Prefeitura disponibiliza kits pedagógicos contendo jogos, televisão, computadores, impressoras e notebooks adaptados para auxiliar no atendimento deste público alvo.

Os alunos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, formada por seis professores devidamente capacitados, duas coordenadoras, Maria Silva Gomes e Rosângela Silva, além de psicólogo, psicopedagogos e um instrutor da Língua Brasileira de Sinais (Libras) - João Batista, recém-contratado pelo município. No próximo ano, um fonoaudiólogo será incorporado à equipe .Contam ainda com parcerias de instituições como as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e Sociedade Pestalozzi de Arapiraca.

Desde o ano passado, as escolas municipais Maria Júlia, localizada no centro de Limoeiro; Pedro Ribeiro, no Distrito Pé Leve; e Max Antônio, no povoado Genipapo, já dispõem de Salas de Recursos Multifuncionais, onde ocorrem atendimentos, de segunda a quinta, nos dois turnos. A cada 15 dias, os seis professores que trabalham nas salas participam de formações continuadas para aperfeiçoar as técnicas educacionais.

Nas escolas que ainda não possuem Salas Multifuncionais, a equipe multidisciplinar realiza visitas periódicas, e sempre que necessário fazem o acompanhamento dos alunos que precisam de atenção especial. Os pais de alunos também são convidados para reuniões e orientados sobre como lidar com os filhos especiais e ajudar os professores nesse processo de inclusão educacional.

 “Nosso principal objetivo é que esses alunos especiais possam superar suas limitações e tenham a oportunidade de ser incluídos na escola, que tenham acesso à aprendizagem como qualquer outro aluno”, disse a coordenadora de Educação Especial, Maria Silva Gomes. “Muitos deles são incompreendidos até pela família, que por não saber o quanto são capazes pode impor limites e com isso excluir possibilidades de maior desenvolvimento. Daí a importância de orientar os pais para que eles participem ativamente do desenvolvimento educacional de seus filhos”, completou.

Maria Silva relata casos de superação verificados após o acompanhamento especializado oferecido pela rede municipal, a exemplo de alunos autistas, com síndrome de Down e doente metal que não interagiam com os demais alunos, eram agressivos, e hoje já participam normalmente das atividades escolares. “Os próprios pais relatam as mudanças de comportamento de seus filhos em casa. Além da redução da agressividade, eles passaram a participar do dia a dia da família. Isso é muito gratificante”, conta.

Segundo a coordenadora, os casos mais complexos recebem acompanhamento especial de médicos do município.  A meta para o próximo ano é criar o COEE no centro de Limoeiro para atender também os deficientes que não estão matriculados na rede de ensino.