Amigos e parentes do produtor musical João Araújo, que morreu em casa na manhã deste sábado (30), no Rio de Janeiro, aos 78 anos, chegaram no início da tarde ao Cemitério São João Batista, em Botafogo, onde o corpo é velado. Araújo era pai do músico Cazuza e casado há 56 anos com Lucinha Araújo.
João Araújo foi um dos executivos mais importantes da indústria fonográfica brasileira. Ele criou e foi diretor-geral da gravadora Som Livre, das Organizações Globo.
"Ele é uma pessoa muito querida. Era um amigo pessoal muito querido e uma pessoa de uma importância enorme para a música. É uma perda muito grande", declarou a autora Gloria Perez, que chegou por volta das 13h. Entre amigos e familiares, estiveram no velório as apresentadoras Xuxa e Ana Furtado, o autor de novelas Gilberto Braga, os diretores da TV Globo Daniel Filho e Boninho e José Frejat, pai do músico Frejat, que foi parceiro de Cazuza no Barão Vermelho.
"Ele era uma pessoa muito generosa e prestou muito serviço ao país e à música. Temos que reconhecer o trabalho dele. Eu o conhecia há quase tanto tempo quanto Cazuza conheceu Frejat", declarou José Frejat.
Segundo a secretária do produtor, ele morreu em casa, vítima de uma parada cardíaca. João se recuperava de um acidente doméstico. Ainda de acordo com a secretária, Lucinha está muito abalada.
Na gravadora, ele foi quem abriu as portas da indústria do disco para Djavan, Xuxa, fenômeno de vendas nos anos 80, e o antigo grupo de Cazuza, o Barão Vermelho.
João ainda teve seu talento reconhecido ao receber o prêmio Grammy Latino, concedido a pessoas com importantes contribuições em gravação e promoção musical.