Como forma de badalar o potencial natural de seu município é que o prefeito de Japaratinga,  Newberto Neves afirmou que se sente na obrigação de fazer a festa da virada do ano em grande estilo lá na cidade, sobretudo como forma de cativar a presença do turista no município. Revela que entre pousadas e hotéis, Japaratinga hoje, já dispõe de 34 estabelecimentos; além de uma infinidade de casas de veraneios de empresários que na sua maior parte residem no estado de  Pernambuco. Disse o prefeito, que uma forte campanha na mídia começa a ser acionada logo no começo do próximo ano, por meio de outdoor e propaganda nos ônibus que circulam em Maceió, destacando os encantos da região.

O foco da campanha que tem o apoio do setor hoteleiro, além  de restaurantes e bares da cidade está centrado nas piscinas naturais; belezas já existentes, mas que nunca foram exploradas na mídia, conforme palavras do prefeito.  “Aqui funcionam passeios para as piscinas naturais, só que de forma clandestina, sem a permissão do meio ambiente. Por essa razão é que convocamos o Instituto Chico Mendes, órgão que tem poderes de avaliação técnica ambiental até maior que o IMA e o Ibama, a fim de mapear uma área específica para que possamos a explorá-la” argumentou Newberto Neves.

O exuberante mar atlântico que banha a costa terrestre de Japaratinga possui um conjunto de piscinas naturais, distante apenas 2.500 metros de sua praia. Atualmente existem 12 embarcações; entre lanchas e catamarã, para de atender aos turistas frequentadores desse tipo de passeio marítimo.