Servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fazem parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), participam até sexta-feira (29) de ações promovidas pela I Semana de Prevenção de Acidentes (SIPAT). A iniciativa, que conta com a participação de integrantes do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, acontece na sede do Samu, no Farol.

Na terça-feira (26), a equipe do Corpo de Bombeiros realizou uma demonstração de como apagar corretamente o fogo em botijão de gás, em panelas e também em incêndio que geralmente ocorre dentro de casa, por causa de curto-circuito ou gás de cozinha. “A SIPAT é uma iniciativa importante para orientar os servidores a evitar acidentes de trabalho”, destacou o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado.

Durante a demonstração, o soldado Nascimento do Corpo de Bombeiro, orientou os participantes sobre os cuidados que as pessoas devem ter em casa para evitar incêndio. Segundo ele, é importante não passar a mangueira por trás do fogão e não virar o botijão e nem aquecê-lo. Além disso, é fundamental observar validade da mangueira e do registro.

Ainda na terça-feira, foi realizada uma palestra sobre a Norma Regulamentadora NR-32.  A palestra foi proferida pelo engenheiro de segurança do trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Paulo César Fernandes. Na ocasião, o especialista abordou sobre as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde.

Programação - Nesta quarta-feira (27), o Grupo Teatral Santa Luzia, do professor Wallisson Melquisedec, fez uma apresentação sobre o biossegurança, no pátio do Samu. Já na quinta-feira (28), serão realizadas atividades do Setor de Saúde Ocupacional, além de uma Gincana do Conhecimento. Na sexta-feira (29), irá acontecer a premiação da frase vencedora do slogan da CIPA do Samu, além de apresentação cultural. Os servidores que participarem de todas as palestras receberão certificado de 20 horas.