O Prefeito Luiz Carlos Costa, acompanhado da Vice-Prefeita Ziane Costa e Secretários Municipais visitou na manhã da sexta-feira (22) a sede do Assentamento Quarenta e Quatro para encontro histórico com lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Após ser acolhido pelas lideranças e moradores, visitar a Escola e merendar com os alunos, o Prefeito e sua comitiva conheceram o embrião do Projeto “Plantando Caju e Colhendo Desenvolvimento” que está sendo implantado pelo MST em Delmiro Gouveia, com destaque para a área onde está sendo instalado o viveiro e a primeira etapa da plantação de caju.
O Projeto, que promete ser um destaque na área de Agricultura do município, é executado pelo Centro de Capacitação Zumbi dos Palmares, com patrocínio da Petrobras, para atender famílias do Semiárido com fomento à Cadeia Produtiva do Caju, resultando em sua agroindustrialização e comercialização. Englobando a implantação das culturas, a preocupação ambiental na perspectiva de uma transição agroecológica e a agroindustrialização, a iniciativa deve interferir diretamente no incremento da renda das famílias e no desenvolvimento da região, com distribuição de riquezas geradas no território. Visa ainda promover o desenvolvimento sustentável com geração de renda e garantia da segurança alimentar através da estruturação da cadeia produtiva do caju em consórcio com feijão e milho, em assentamentos rurais do sertão alagoano, mais precisamente nos municípios de Inhapi, Olho D´Água do Casado, Delmiro Gouveia e Piranhas.
Em princípio, os Assentados irão explorar uma área de 60 hectares para abastecer o viveiro que tem a perspectiva de fornecer 50.000 mudas, segundo informou Débora Nunes, representante nacional do Movimento.
O Prefeito Luiz Carlos Costa mostrou-se entusiasmado pelo projeto, declarando acreditar que a região dará um salto importante na economia e na visibilidade dentro do Estado e adjacências. Também se mostrou aberto à parceria para colaborar no que for possível e permitido pela lei.
O encontro aconteceu bem ao estilo MST: embaixo de uma árvore, com todos participando ativamente, numa proximidade saudável e proveitosa. Vale ressaltar que Luiz Carlos Costa é o primeiro gestor a participar de uma reunião com as lideranças do Movimento no próprio Assentamento. Ouviu as reivindicações e, juntamente com Ziane Costa e Secretários, firmou a possibilidade de grandes parcerias num futuro bem próximo.












