Durante todo este sábado (16), equipes da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) trabalharam, em forma de mutirão, em dois pontos da capital: Benedito Bentes II e Pinheiro. Os serviços começaram cedo, às 07 hs. Antes mesmo do início da tarde, as comunidades já tinham um novo aspecto. Agentes de limpeza se espalharam pelas principais ruas e transversais das duas comunidades que receberam capinação, varrição, roço mecanizado, pintura de meio-fio e retirada de entulhos.
No Pinheiro, dona Sebastiana dos Anjos percebeu que o dia ia ser diferente na via onde ela mora, a Alameda São Francisco. “Monto minha banquinha de feijão verde aqui na calçada perto de 06h30. Hoje, quando saí na rua, não demorou muito e vi o pessoal da limpeza chegando e se preparando para trabalhar. Percebi logo que era coisa boa. Já limparam, arrancaram o mato, tiraram o lixo. Aquela calçada ali estava feia, cheia de mato e entulho. E agora, já está com outra cara”, disse ela.
Em outro ponto do Pinheiro, a Praça Arnon de Melo também recebeu um cuidado especial. A pintura foi renovada, o gramado foi aparado, os galhos secos e o lixo do chão foram retirados. A aposentada Ana Maria, moradora da localidade há 35 anos, notou logo a diferença.
“A praça estava mesmo precisando. Faço minhas caminhadas aqui. Vendo ela assim, dá um ânimo novo para caminhar. Moro em uma rua aqui perto, quando saí no portão, pela manhã, fiquei feliz quando vi a equipe trabalhando na porta da minha casa”, contou Ana Maria.
Essa satisfação demonstrada por dona Ana é comum entre outros moradores, que passam observando os serviços com ar de aprovação. Isso é percebido facilmente por quem atua nos serviços. O fiscal de uma das equipes, Luciano Silva, comentou: “Além das praças Arnon de Melo e da Menino Jesus de Praga, estamos limpando as vias principais e dezenas de ruas paralelas. A gente nota a população satisfeita por ver as ruas limpas e as praças mais bonitas”, afirmou o fiscal.
O Pinheiro também se prepara para receber a próxima edição do Projeto Bairro Vivo. Dentro de alguns dias, a Prefeitura Municipal de Maceió vai levar uma manhã de cidadania e prestação de serviços para a comunidade.
Disque lixo
A Slum está fazendo a sua parte, mas os moradores também podem e devem colaborar com a manutenção de um ambiente limpo. Destinar o lixo corretamente é uma das formas de ajudar. Além disso, a Slum dispõe de um canal de comunicação para os maceioenses, o Disque lixo. Pelo telefone 3315-2600, a população pode acionar a Superintendência para que sejam enviadas equipes a regiões que precisem de limpeza.