A paisagem da Avenida Amélia Rosa, no bairro da Jatiúca, começou a mudar após a operação preventiva de poda iniciada pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), na manhã da última terça-feira (12). Além de evitar o risco de acidentes pela possível queda de galhos, a ação também objetiva acabar com pontos de obstrução da iluminação nem uma das principais vias da capital.
Em virtude do grande número de árvores situadas ao longo do extenso canteiro central da via, a operação no local exige tempo. Mesmo com o efetivo de duas equipes, os serviços no bairro de Jatiúca continuam até o sábado, com a previsão de se estenderem até o início da próxima semana.
Após a conclusão dos trabalhos, as equipes serão deslocadas para a Avenida Sandoval Arroxelas, na Ponta Verde. Com árvores de copas altas e frondosas, a via também vai requer uma intervenção prolongada.
A Slum reforça o alerta para transeuntes e condutores que trafegam pelos locais em que as operações de poda preventiva estejam ocorrendo. O respeito à sinalização e a atenção ao transitar pela área interditada são fundamentais para que os serviços ocorram com eficiência e em tempo hábil. Assim, minimizam-se os possíveis transtornos no fluxo das vias provocados temporariamente durante a operação.
A programação das operações segue uma sistemática que procurar atender dos casos emergenciais aos preventivos, além das solicitações encaminhadas à Superintendência. Contudo, salienta-se, que a Slum executa a poda e a supressão de árvores em toda a capital mediante avaliação inicial da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).
Todo o material resultante das podas é reciclado no Aterro Sanitário de Maceió, onde passa por processo de compostagem e depois retorna à natureza em forma de adubo orgânico utilizado nas praças, jardins e áreas verdes cuja manutenção está sob responsabilidade da Prefeitura de Maceió.