A violência no município de Pilar alcançou números alarmantes. Segundo levantamento da polícia, somente de agosto ao dia 8 de novembro foram registrados vinte e dois homicídios e treze tentativas. Tentando combater a situação a Polícia Civil deflagrou na cidade, na noite dessa quarta-feira (13), a operação Asfixia. Quinze policias em três viaturas percorreram vários bairros e realizaram diversas abordagens, mas ações terminaram sem nenhuma prisão ou apreensão.
Segundo o coordenador da Asfixia, Gustavo Henrique Nascimento, a equipe esteve na parte alta do município, no centro e no Morro dos Macacos. A ação está dentro de um plano elaborado para combatera violência assustadora na cidade. Segundo o levantamento realizado pela polícia, a maioria das ocorrências são registradas de manhã. Outra curiosidade apontada é o grande número de casos em dias de segunda-feira, que seria o dia do acerto de contas no tráfico de drogas.
Nessa quarta-feira, a Força Tarefa percorreu bairros periféricos, bares e casas noturnas, revistando pessoas, conferindo documentos e estabelecimentos. Tentando reforçar as ações que devem ocorreu no município, o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, também designou o delegado Manoel Wanderley, para assumir o 23° DP.