Ataques criminosos registrados na noite deste sábado (9) em São Luís (MA) deixaram um policial militar morto, um sargento e uma moradora feridos e dois ônibus incendiados.

Os atentados motivaram uma reunião neste domingo entre a cúpula da segurança pública no Estado, que não confirmou mas também não descartou ação coordenada nos atentados.

Houve ataques a dois trailers da PM na cidade. Na unidade do bairro Vila Nova, criminosos ainda não identificados dispararam com armas de calibre pesado. Os disparos atingiram o soldado Francinaldo Souza Pereira, que estava de plantão no local e não resistiu aos ferimentos.

A outra unidade atacada fica na região do bairro de Fátima. Uma moradora e o sargento Marco Antonio Correa Cutrim, que estava no trailer, foram baleados. Os dois receberam socorro e foram encaminhados a um centro cirúrgico.

Ainda na noite de sábado, um ônibus foi assaltado e incendiado por três pessoas no bairro de Bequimão, por volta das 19h. Após a fuga dos bandidos, o cobrador do veículo conseguiu apagar as chamas, e o ônibus não foi danificado.

Mais cedo, por volta das 14 horas, outro ônibus já tinha sido assaltado e incendiado no bairro Alto da Esperança. A parte da frente do ônibus foi destruída.

Ninguém se feriu em nenhum dos ataques aos ônibus.

Em nota, a secretaria informou estar tomando ações para identificar os responsáveis. Leia a íntegra do comunicado:

"A Secretaria de Estado de Segurança Pública informa que o serviço de inteligência, com apoio de homens do Batalhão de Choque e do helicóptero do Grupo Tático Aéreo, está sobrevoando áreas de São Luís à procura dos envolvidos na morte do soldado Francinaldo Sousa Pereira, durante ataque, neste sábado (9), a um trailer da polícia, na Vila Nova.

A ação da SSP busca identificar, ainda, criminosos, que também num ataque a outro trailer da polícia, balearam o sargento Marco Antonio Correa Cutrim e uma moradora no bairro de Fátima. Ambos foram levados para o Centro Cirúrgico do Socorrão I."

VIOLÊNCIA

A gestão Roseana Sarney (PMDB) vem enfrentando problemas na área da segurança no Maranhão.

No início de outubro, duas rebeliões resultaram em 12 mortes e 20 feridos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Em maio, o então diretor do presídio foi afastado por suspeitas de manutenção de detentos em más condições.

Segundo o último Anuário Brasileiro da Segurança Pública, que reúne estatísticas criminais fornecidas pelos Estados, a taxa de homicídios no Maranhão subiu 17% em 2012 em relação ao ano anterior, chegando ao índice de 21,7 casos por 100 mil habitantes, o 11º mais baixo do país. Os dados fornecidos pelo Estado, contudo, são considerados de baixa qualidade pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pela publicação.