O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, esteve em Delmiro Gouveia na manhã desta segunda-feira (4) para assinatura da Ordem de Serviço da nova adutora do alto sertão e da montagem e instalação das comportas dos trechos 1 e 2 do Canal do Sertão.
Estiveram presentes o Governador Teotonio Vilela Filho, o Secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, o Senador Benedito de Lira, o Prefeito de Delmiro Gouveia, Luiz Carlos Costa e sua vice, Ziane Costa, além de Deputados Estaduais, Vereadores e Prefeitos sertanejos cujos municípios serão beneficiados com a nova obra, lideranças políticas e vários segmentos sociais, e a sociedade civil que veio prestigiar este evento que traz esperança para os sertanejos.
Os discursos, todos eles voltados para a necessidade de atender às comunidades que mais sofrem com a falta de água, reafirmaram o compromisso dos Governos para que todas possam atendidas. Ziane Costa fez referência ao desempenho do Governador Teotonio Vilela Filho, que vem realizando obras de grande porte em Alagoas, entre elas a maior e mais importante delas, o Canal do Sertão. Como sertaneja, Ziane revelou a sua vontade de ver prosperidade aqui na região: “precisamos unir nossas forças para trazermos progresso para a nossa região sertaneja. Aqui nasci, aqui quero viver sempre. Nosso Estado precisa copiar modelos de desenvolvimento como vemos acontecer em Sergipe, nosso vizinho, e em Petrolina, um Oásis de prosperidade”, destacou Ziane Costa.
A importância da Obra:
O Canal do Sertão será interligado à adutora do Alto Sertão, transportando água para oito municípios sertanejos, numa obra que terá 247 quilômetros de tubulações. A nova adutora irá trazer água potável para os municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Canapi, Olho D’Água do Casado, Mata Grande, Piranhas e Água Branca. Além da nova adutora, ainda está prevista a construção de uma estação de tratamento de água, estações elevatórias e novos reservatórios.
A obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), compreende a inversão de fluxo, ampliação e melhorias do Sistema Adutor do Alto Sertão de Alagoas, a partir desta interligação com o Canal Adutor do Sertão Alagoano.














