O município de Satuba, que faz parte do programa ‘Alagoas Menos Dois Graus’, do Ministério Público Estadual (MPE) e do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), recebeu mais mil mudas de ipês, árvores nativas da região, para arborização da cidade, em evento que contou com a participação do prefeito Paulo Acioly, do promotor de Justiça Alberto Fonseca, Adriano Augusto, do IMA, Fernando Pinto, do IPMA, Evaldo Araújo e Nelson Ferreira, da construtora da Sauer, alunos e professores.

Esta é segunda etapa do Programa e as mudas serão para arborização nas ruas, praças, prédios públicos e áreas verdes. A distribuição, coordenada pela secretaria municipal do Meio Ambiente, conta também com a participação de alunos da rede municipal de ensino.

Para o Promotor de Justiça Alberto Fonseca, o evento que marca a segunda etapa do Programa Alagoas Menos Dois Graus simboliza a busca pela melhoria da qualidade de vida e manda um recado no sentido de combater a proliferação de gases e do efeito estufa no planeta. “A decisão do política do prefeito em aderir ao Programa tem um importante significado para o meio ambiente e para sociedade satubense”, afirma Alberto.

Como informa o prefeito Paulo Acioly, nesta segunda etapa do Programa ‘Satuba Menos Dois Graus’ a comunidade a ser contemplada será do Conjunto Luiz Gonzaga Marque. “Além de contribuir com o meio ambiente, também estaremos deixando a cidade mais bonita”, afirma Acioly.

A Construtora Sauer e a prefeitura de Satuba estarão doando dez bicicletas aos alunos que cuidar melhor das árvores em casa ou na escola. Implantado em maio deste ano, o Programa já distribuiu duas mil em Satuba.

Lançado em 2010, projeto tem no nome uma referência à meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de limitar o aquecimento global. Com o aumento de dois graus Celsius, haverá uma perda de biodiversidade sem precedentes, segundo estudos da ONU. Por isso, MPE e IPMA optaram pelo trocadilho para mostrar a necessidade de se cuidar do meio ambiente não só com medidas reativas ao aquecimento, como também com atitudes de prevenção.
 

Na terceira etapa, serão distribuídas 10 mil mudas ao longo das margens do Rio Mundaú, entre Satuba e o município de Rio Largo.