Promover a reintegração familiar e comunitária de seus usuários. Este tem sido o foco do trabalho diário da equipe de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Marcela Ferreira Vieira da Silva, em Limoeiro de Anadia, e com resultados satisfatórios.
Segundo a psicóloga e coordenadora Andreia Monteiro, o Caps Limoeiro possui 328 pessoas cadastradas, recebendo acompanhamento contínuo de profissionais de diversas áreas.
Todas as atividades desenvolvidas buscam resgatar a autoestima e restabelecer os vínculos familiares e sociais de pessoas muitas vezes vítimas do abandono, preconceito e discriminação. “Devido à doença, eles acabam perdendo a referência de uma vida em família, e o que nos buscamos, além do tratamento terapêutico, é claro, é estreitar esses laços”, explicou a psicóloga.
Nos Caps, eles participam de aulas de artes plásticas, terapia ocupacional, atividades físicas e de lazer, passeios em grupo, e são incentivados a participar do dia a dia do Centro.
Em setembro, com a o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, 28 usuários foram levados para um dia de lazer na Chácara Pé de Pinhão, em Marechal Deodoro, e tiveram um dia inteirinho de convívio com a natureza, brincadeiras, jogos e banho de piscina “A alegria estava estampada nos olhos de cada um, e isso é muito gratificante. Esses passeios contribuem bastante com o tratamento”, relatou a psicóloga.
Os pacientes do Caps Limoeiro são, em sua maioria, pessoas que apresentam casos de surtos psicóticos, esquizofrenia e depressão. E, segundo Andreia Monteiro, a função de sua equipe é neutralizar esses quadros críticos com ações que promovam o bem-estar e revertam as crises, para que eles não precisem ser internados, daí a importância das atividades ocupacionais e de lazer.
“A maioria não precisa de internação. Com a medicação específica, as crises são controladas e eles retornam à convivência familiar. Os que precisam ficar o dia todo no Caps, os chamados usuários intensivos, recebem alimentação, atendimento médico e psicológico, assistem filmes e participam de oficinas, dinâmicas de grupo e palestras educativas. Além disso, todas as sextas-feiras, eles fazem ginástica laboral na sede do Caps e praticam esportes no Estádio Francisco Vitô, no povoado Papa Farinha.
Em outubro, uma dinâmica de grupo agitou a sede do Caps. Orientados por Andreia Monteiro eles fizeram pintura em parede e também contribuíram para a decoração do centro com os motivos da campanha Outubro Rosa.
No dia 29 de outubro, 12 atletas participaram da Copa Caps, realizada no Clube Campestre, em Palmeira dos Índios, um torneio de futebol society que reuniu usuários dos Caps de Palmeira dos Índios, Limoeiro de Anadia, Arapiraca, Major Izidoro e Lagoa da Canoa. O educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Claudomiro Ferreira, acompanhou a equipe de Limoeiro.
“Observamos a importância de nossa participação nesses eventos para o despertar dos usuários para a prática esportiva, contribuindo para sua saúde física e emocional e incentivando o trabalho em equipe e a socialização”, concluiu Andréia Monteiro.

















