Nove informações políticas do interior alagoano

26/10/2013 12:25 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira

São Luis de Quitunde

Cícero Cavalcante continua firme em sua campanha rumo a Assembleia Legislativa. Vai encostar a filha Flávia, deputada que vem de dois mandatos seguidos, a fim de   se engajar na luta em prol da região Norte.  Cavalcante detém uma carreira política, que contabiliza até agora, quatro mandatos de prefeito; dois em Matriz e dois em São Luís. “Estamos entrando para mais uma etapa, sobretudo no calor do incentivo do povo do Norte alagoano” diz.

 

Artesão

 

Conforme foi publicado na terça-feira última no diário da União, o Ministério da Cultura contemplará com dez mil reais seis Mestres Artesãos alagoanos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro. São eles: o Mestre Antônio Alves dos Santos (Antônio de Dedé), de Lagoa da Canoas; a Mestra Marinalva Bezerra, de União dos Palmares; Mestra e Patrimônio Vivo Irinéia Rosa, de União dos Palmares; Mestra Quitéria Bispo (Nilvinha), de Lagoa da Canoa; Mestre André Barbosa Cavalcante (André da Marinheira), de Boca da Mata; e Julieta Maria da Conceição (Preta), de União dos Palmares.

 

Artesão -resultado

Eles foram premiados pelo Ministério da Cultura, através do Prêmio Culturas Populares - Edição 100 Anos De Mazzaropi - A Cultura Popular No Cinema. O concurso selecionou 350 candidatos em todo Brasil. Foram escolhidos 170 mestres e mestras, 170 grupos/comunidades formais ou informais e 10 mestres e mestras in memoriam. O investimento total foi de R$ 5 milhões. 

 

Paripueira

Prefeito Abrahão Moura está mudando o endereço da feira livre para um local mais apropriado, sobretudo, segundo ele, com melhores condições de atender tanto aos comerciantes como aos clientes. Para o início do ano que se aproxima, o município vai dispor de  recursos federais para modernizar toda orla que corta a cidade. A verba, diz moura,  é oriunda de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Rui Palmeira, hoje prefeito de Maceió.

 

Porto Real do Colégio

Um laboratório de clínica médica que há três anos  estava lacrado por falta de recursos, foi reaberto agora na cidade. Afirma o prefeito Sérgio Reis, que essa ação visa impedir o transtorno do deslocamento dos pacientes atá os municípios de Penedo e São Brás. Porto Real ao longo tempo se atolou na relação do CAUC, o que impede completamente repasse federal para garantir obras na região, a exceção de verba do PAC- Programa de Aceleramento e Crescimento. Meses atrás o prefeito foi obrigado judicialmente a dispensar um elevado número de prestadores de serviço. Dívidas praticamente impagáveis  com a Eletrobras  e o INSS comprometem por completo o triste quadro financeiro da Prefeitura. “O que entra do FPM por mês é só para pagar abacaxi” comenta o prefeito.

 

Maceió

 

o alagoano que preside o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco disse que graças a uma proposta conjunta de seu órgão junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Maceió foi eleita por unanimidade para sediar o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em dezembro do próximo ano, o XVI ENCOB. A decisão foi tomada na semana passada em Porto Alegre quando 1.200 delegados de comitês de bacias de todo o Brasil decidiram na capital gaúcha que Maceió sediará uma reunião histórica para o futuro da gestão das águas no país.

 

Esportes

Quarta-feira em Brasília, o deputado Renan Filho esteve  participou de uma audiência com o ministro dos Esportes, o alagoano Aldo Rebelo. Levou na bagagem os prefeitos  de Palmeira dos Índios, James Ribeiro e de Pilar, Carlos Alberto Canuto. A missão foi para discutir melhorias para a infraestrutura esportiva das duas cidades. “Buscamos investimentos para a aquisição de equipamentos esportivos, a construção de um ginásio e de uma praça esportiva; e a entrada de Pilar no programa Segundo Tempo” disse Renanzinho. 

 

Pilar

O prefeito Carlos Alberto Canuto, justifica que investir no esporte, promete ser o caminho para evitar tanta violência em seu município. Esse assunto por sinal, ele tratou pessoalmente em sua casa com o próprio ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, oportunidade em que almoçaram juntos. “Retornei agora de Brasília, bastante otimista, sobretudo pela receptividade que tive dos nossos conterrâneos que lidam na esfera política do nosso Brasil, como o presidente do Senado, Renan Calheiros, o federal Renan Filho e do ministro Aldo Rebelo” comentou.

 

PSC

Presidente do PSC em Alagoas, economista Marcos Calheiros vem se empenhando, a fim de garantir o sucesso de sua agremiação partidária na disputa eleitoral do próximo ano. O PSC conta com três prefeitos e quatro vice-prefeitos no Estado, além de mais de 40 vereadores. Calheiros afirma que a união existente dentro do partido, tem sido a melhor  possível dos últimos tempos. “Estamos articulando uma coligação formada por três partidos, com metas para eleger três deputados federais em 2014”, disse Calheiros sorridente.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..