Candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado publicaram fotos das provas e até do cartão de respostas nas redes sociais – atitude que, como alertou o Ministério da Educação (MEC), deve resultar na eliminação do estudante. Na última sexta-feira, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que o governo vai monitorar as redes sociais para identificar e excluir candidatos que usarem o celular dentro das salas de prova.

Uma breve consulta ao Instagram e ao Twitter, por exemplo, basta para encontrar  fotos de diferentes cadernos da prova, separados por cores, e também do cartão-resposta. Na edição do ano passado, 65 candidatos foram punidos após publicarem fotos do cartão de respostas e da sala de provas em redes como Facebook, Twitter e Instagram. Em uma das fotos que circulam na internet, o MEC parece responder diretamente ao candidato que publicou imagens da prova.

"Comunicado importante: Estamos de olho em todas as redes sociais e qualquer participante da prova que estiver postando fotos do gabarito e quaisquer informações sobre a prova serão eliminados em tempo real no local de realização da prova. Infelizmente você será eliminado do ENEM 2013, Renan", teria escrito o Ministério da Educação, conforme a imagem.

No entanto, a assessoria de comunicação do MEC negou que esteja respondendo aos candidatos que divulgam detalhes do exame. Pelas redes sociais, circulam ainda fotos vazadas da prova no ano passado, o que pode causar confusão. Muitos internautas estão denunciando essas imagens ao ministério. A utilização de qualquer aparelho eletrônico é proibida dentro dos locais de prova. A punição para quem for identificado é a eliminação e a consequente anulação de seu teste.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

No primeiro dia, a partir das 13h (horário de Brasília), serão aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos têm 4h30 para resolver as questões. Já no segundo dia, novamente a partir das 13h (de Brasília), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias eRedação. Neste dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro.