As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2 (CPNU 2) encerram-se às 23h59 (horário de Brasília) deste domingo, 20 de julho. Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mediante o pagamento de uma taxa única de R$ 70, válida para todos os blocos temáticos.

A assessoria de Comunicação do Governo federal destaca que ao finalizar a inscrição, o sistema gera uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga até 23h59 desta segunda-feira (21). As inscrições sem pagamento até essa data final não serão efetivadas. Em sua primeira semana, desde que as inscrições foram abertas, em 2 de julho, o certame alcançou meio milhão de inscritos.

O processo seletivo oferece 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades da administração pública federal, organizadas em nove blocos temáticos. São 3.144 vagas de nível superior e 508 de nível intermediário.  

Confira a distribuição das vagas por bloco temático, vagas e salários: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/cpnu-2/cargos-e-salarios-cpnu-2  

Para se inscrever, é necessário ter conta ativa no Gov.br (nível ouro, prata ou bronze). Ao acessar a plataforma, a pessoa candidata deve fazer login, preencher o formulário completo e seguir todas as etapas até a confirmação da inscrição.

Etapas da inscrição:

Escolha do bloco temático: a pessoa pode se inscrever em apenas um bloco, com possibilidade de selecionar múltiplos cargos dentro dele.

Seleção de cargos e especialidades e definição da ordem de preferência.

Indicação da cidade onde pretende fazer a prova.

Preenchimento do questionário socioeconômico (obrigatório).

Participação em sistemas de cotas (pessoas com deficiência, negras, indígenas ou quilombolas).

Possibilidade de declarar condições especializadas para acesso e realização das provas.

PAGAMENTO — A GRU poderá ser paga por: PIX (via QR Code gerado automaticamente); cartão de crédito, boleto ou carteira digital, por meio da plataforma PagTesouro; ou pagamento presencial em agências bancárias, lotéricas ou Correios. Não são aceitos pagamentos por TED, DOC, transferência bancária, agendamento ou depósito em conta. Essas modalidades resultam em cancelamento automático.

ALTERAÇÃO — Durante o período de inscrições, é possível alterar os dados informados — inclusive cargo, cidade da prova e sistema de concorrência. No entanto, apenas a última inscrição enviada e confirmada até o fim do prazo será considerada válida.

CONFIRMAÇÃO — Após o pagamento, a confirmação será processada automaticamente pelo sistema da FGV. Não é necessário enviar comprovante por e-mail. O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), com data, local e horário da prova, será disponibilizado no site da banca organizadora.

AÇÕES AFIRMATIVAS — A segunda edição do CPNU apresenta avanços nas ações afirmativas. Será aplicada a equiparação do percentual de mulheres que passam para a segunda fase do certame, quando ele for menor que 50%. Em um cargo hipotético com 20 vagas, por exemplo, serão chamadas para a prova discursiva 9x o número de vagas: 180. Seriam 117 para ampla concorrência (65%) e 63 (35% para cotas). Se desses 117 de ampla concorrência, 65 forem homens e 52 mulheres, serão chamadas mais 13 mulheres, totalizando 65 homens e 65 mulheres. Conta semelhante será aplicada em cada cota, cargo e especialidade.

Devido à nova Lei de Cotas, o concurso terá reserva de 30% do total de vagas, sendo: 25% para pessoas pretas ou pardas, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Também será aplicada a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência, regulamentada em normativo próprio.

ATENÇÃO — Para evitar fraudes, é fundamental nunca compartilhar dados pessoais fora da plataforma oficial para inscrições. O CPNU 2 não envia boletos por e-mail, WhatsApp ou mensagem direta em redes sociais. A inscrição não é feita por empresas intermediárias ou em páginas diferentes do link oficial para as inscrições.  

Desconfie de mensagens com links suspeitos, ofertas de “aprovação garantida” ou cobrança por serviços extras. Busque informações para sua inscrição sempre nesses links confiáveis e oficiais: www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional — portal do governo federal com todas as informações; conhecimento.fgv.br/cpnu2 — página da FGV com edital, cronograma e atualizações.

Cronograma do CPNU 2

Período de inscrições: 2 a 20/7/2025

Pagamento da taxa: até 21/7/2025

Prova objetiva: 5/10/2025

Resultado da objetiva e convocação para discursiva: 12/11/2025

Envio de títulos: 13 a 19/11/2025

Prova discursiva: 7/12/2025

Procedimentos de confirmação de cotas: 30/11 a 8/12/2025

Divulgação da primeira lista de classificação: 30/01/2026

 

*Com assessoria