Comunicado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quinta-feira (24), analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do ano de 2012 sobre mobilidade urbana. De acordo com os dados, 54% dos lares brasileiros têm um carro e/ou moto.
Em Alagoas, a taxa é 32,4%, o pior dentre os estados brasileiros com posse de transporte privado. Confira o comnicado completo.
Próximos a Alagoas, apenas os estados da Bahia, com 36,1% e Amazonas, com 33,8% possuem carros particulares. Santa Catarina é o estado com o maior número de veículo em casa, alcançando 74,3%, seguido por Rondônia, com 68,2% e Mato Grosso, 67,9%.
No ano de 2008, o número de domicílios que possuía automóvel ou motocicleta era de 45%, revelando um acréscimo de 9% para o ano de 2012.
O estudo destaca ainda os desafios para gestores dos sistemas de mobilidade e as consequências que o acesso a veículos traz, já que a acelerada taxa de motorização da população, significa maiores possibilidade de acidentes de trânsito, maior poluição veicular e perda de tempo em função dos congestionamentos nos centros urbanos.