Em dias de jogos de futebol no Estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche, a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) realiza o ordenamento dos ambulantes que trabalham em torno do local. O objetivo é manter organizadas as vias e calçadas de acesso para não atrapalhar o fluxo de veículos e pedestres na região.
Segundo o Departamento de Fiscalização e Posturas da SMCCU, cerca de 30 ambulantes comercializam diversos tipos de produtos, principalmente alimentos e bebidas para lanches rápidos. Porém, para evitar acidentes, é proibida a venda de bebidas em vasilhames de vidros e churrasquinhos em espetos pontiagudos de madeira.
“Em dias de jogos temos um aumento no número de ambulantes na região. Por isso, o trabalho dos fiscais começa quatro horas antes do início das partidas para não deixar que nenhum deles fique em lugares inapropriados”, disse o coordenador de fiscalização, Aldo Galdino.
Ele afirmou ainda que, anteriormente, os ambulantes ficavam espalhados pela Avenida Siqueira Campos o que obstruía calçadas e até as pistas de veículos, ocasionando muitos transtornos. “Hoje em dia, a SMCCU ordena todos os ambulantes em ruas transversais à avenida e a pelo menos cinco metros das esquinas”.
Bares e outros ambulantes cadastrados pela SMCCU, que mantém equipamentos fixos ao lado do estádio, também devem encerrar suas atividades três horas antes dos jogos, pois nada pode estar instalado nas calçadas do popular campo de futebol.
A fiscalização da SMCCU segue as determinações de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual e a Polícia Militar. Dessa forma, há uma maior organização em dias de jogos de futebol, tornando mais harmônico o convívio urbano na região.