O anúncio de greve dos agentes penitenciários para o próximo sábado (12) gerou novas discussões na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), na tarde desta quarta-feira (09). O deputado Ronaldo Medeiros (PT) utilizou o plenário da Casa para pedir aos colegas de parlamento que compareçam à sessão de amanhã para apreciar o Projeto de Lei (PL), que visa conceder uma bolsa de qualificação aos agentes.
Mesmo com a informação, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Jarbas Souza, afirmou, em entrevista ao CadaMinuto, que a questão será debatida com a categoria em assembleia geral nesta sexta-feira.
“Ninguém está mais acreditando em promessa que venha do Governo do Estado. Se for aprovado o Projeto de Lei, é a categoria que irá decidir pela manutenção ou não da greve”, afirmou.
A decisão dos servidores da segurança pública pela paralisação ocorreu pelo não cumprimento do acordo feito com o governador Teotonio Vilela, para a concessão de uma bolsa auxílio no valor R$ 600 a partir do mês de setembro. Ontem, a categoria teve conhecimento que o Projeto - que recebeu parecer contrário da Procuradoria Geral do Estado (PGE) - ainda não havia sido enviado para ALE.
Souza colocou que a notícia sobre o PL é um sinal positivo para negociação entre as as partes. Porém, ele ressaltou que na última greve esse mesmo acordo foi indicado pelo Governo, mas não foi cumprido. “Vamos aguardar a sanção da lei”, frisou.