Um homem foi preso em flagrante em Alagoas durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão relacionados a crimes de abuso sexual infantil. A ação faz parte de uma operação nacional deflagrada nesta quarta-feira (14) pela Polícia Federal, com atuação simultânea em todos os estados e no Distrito Federal.
A operação teve como foco a identificação e prisão de suspeitos envolvidos na produção, armazenamento, compartilhamento ou venda de material relacionado a abuso sexual de crianças e adolescentes. Ao todo, foram cumpridos 129 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva no país, com apoio de 462 policiais federais e 175 policiais civis. Durante a operação, 44 pessoas foram presas em flagrante.
Em Alagoas, os mandados foram cumpridos em endereços ligados aos investigados, resultando na apreensão de materiais e na prisão de um deles, que foi flagrado com conteúdo ilegal em dispositivos eletrônicos.
A ação dá continuidade à Operação Nacional Proteção Integral I, iniciada em março deste ano, e reforça o compromisso da Polícia Federal no enfrentamento de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Apenas entre janeiro e abril de 2025, a PF já cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos envolvidos com esse tipo de crime.
A Polícia Federal reforça o alerta para que pais e responsáveis acompanhem de forma ativa a rotina virtual e presencial de crianças e adolescentes, como forma de prevenir abusos.