Agricultores do município de Ibateguara, inseridos no Arranjo Produtivo Local (APL) de Fruticultura do Vale do Mundaú, receberam duas Unidades Demonstrativas nesta terça-feira (08). Cada UD foi destinada para os produtores de banana e laranja da região. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), através do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL); Emater e Sebrae.
De acordo com a gestora do APL, Valdelane Tenório, as unidades servirão para que quinzenalmente os agricultores se reúnam para aprender novas técnicas agrícolas e estabelecer uma troca de experiência entre eles. “Sabemos que o mercado é exigente e por isso precisamos preparar o produtor para que ele possa ser competitivo”, explica.
As UDs têm a capacidade de receber 30 produtores, onde em cada reunião, um técnico agrícola repassa algumas ações a serem executadas por eles para a melhora na produção, como também a identificação de pragas e o tratamento adequado, além de técnicas de adubagem e melhor preparação do solo antes e depois do plantio. “Eles aprendem a utilizar cascas de frutas e verduras como adubo verde, tornando uma alternativa de baixo custo para cada um, além da preparação do solo durante a pós-colheita”, disse Valdelane.
Após esta etapa de implantação, os produtores farão um intercâmbio na Unidade Demonstrativa do município de São Luiz do Quitunde na próxima quinta-feira (10).









