A Educação de Lagoa da Canoa agora tem a tecnologia como importante aliada na melhoria da qualidade do ensino. A adesão do município ao Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), coordenado pelo Ministério da Educação, resultou na conquista de vários equipamentos tecnológicos, entre eles, lousas digitais, laptops educacionais e laboratórios de informática.
Os primeiros 20 laptops garantidos ao município foram entregues na manhã desta terça-feira (8), na Escola Municipal Dom Pedro II, localizada no povoado Lagoa Queimada. A entrega foi marcada com uma solenidade simples, onde estiveram presentes o prefeito Álvaro Melo (PMDB), a secretária municipal de Educação, Cláudia Laranjeiras, a diretora Maria Aparecida, professores, alunos e pais de alunos.
Ao todo, 7 escolas do município foram contempladas com os equipamentos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), incluindo 160 laptops. Todas as unidades escolares beneficiadas estão localizadas na zona rural, uma vez que o Pronacampo tem como objetivo proporcionar mais condições de aprendizado aos estudantes do campo, evitando assim a evasão escolar e o êxodo para a zona urbana.
Nos próximos dias a Prefeitura estará disponibilizando dois técnicos, que ficarão responsáveis pela configuração das máquinas e a capacitação dos professores sobre o manuseio.
Feliz com a conquista, a diretora da escola disse que a chegada dos laptops só foi possível graças ao empenho da atual administração. “Agradeço ao prefeito Álvaro Melo, a secretária Claudia Laranjeiras e todos que fazem a Educação canoense. Se não fosse o empenho de vocês jamais estaríamos recebendo esses laptops, que em vários municípios ainda são considerados um sonho, principalmente em escolas pequenas como a nossa”, frisou Maria Aparecida.
A secretária Claudia Laranjeiras, por sua vez, reforçou que o Município vem realizando um trabalho voltado a construção de planos de ações, que têm como objetivo otimizar políticas de educação no campo. “É preciso que as crianças do campo encontrem atrativos e uma motivação a mais para ir para a escola. Esses laptops, além de conterem programas didáticos também dispõe de jogos voltados ao aprendizado”, disse.
Finalizando, o prefeito Álvaro Melo falou sobre a importância da informática no mundo contemporâneo. “Hoje não temos como fugir da tecnologia, que está presente em todo lugar. Independente de serem do campo ou da cidade, todos os estudantes canoenses devem ter acesso às mesmas ferramentas de ensino e aprendizagem”, disse o prefeito.

Interior