Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (04), foi oficializado o início da colheita de palha de cana-de-açúcar da mais nova empresa de São Miguel dos Campos, a GranBio Vertis.
A palha é a matéria-prima para a primeira fábrica de etanol celulósico do Brasil. A GranBio, empresa de biotecnologia 100% brasileira investe no desenvolvimento da cana-energia e outras fontes de biomassa.
O prefeito George Clemente participou da cerimônia e ressaltou a importância da indústria no município, e os avanços que tanto São Miguel, quanto a empresa terão nessa caminhada. “A chegada da GranBio em nossa cidade já causou um impacto significante e muito positivo, com a geração de empregos e novas oportunidades profissionais aos miguelenses”, destacou Clemente.
A nova variedade de cana desenvolvida pela empresa está sendo obtida a partir do cruzamento genético de híbridos comerciais com tipos ancestrais de cana-de-açúcar. O resultado será uma cana mais robusta, que pode ser plantada em áreas degradadas de pasto, com teor de fibra e produtividade maior que a planta convencional.
O vice-presidente da empresa, Manoel Carnaúba, agradeceu a presença de todos ao evento e falou da parceria e apoio da Prefeitura Municipal. “Nesse momento são mais de 180 colaboradores que estão sonhando e trabalhando conosco nessa fase. A Prefeitura, e o prefeito George Clemente estão sendo muito importantes para a concretização desse projeto”, destacou Carnaúba.
O vice-presidente também falou sobre a fase difícil em que a agroindústria está passando no município, e o papel que a GranBio, empresa agrícola, terá a partir de agora no cenário empresarial alagoano, empregando e preparando profissionais para a obtenção de mão de obra de qualidade: “São mais de 800 funcionários na fábrica, o que mostra a importância da empresa no atual momento em São Miguel. A geração de empregos, com uma mão de obra qualificada, representa um novo momento no Estado e na cidade, com oportunidades e avanço tecnológico”, concluiu.
A Granbio terá capacidade para produzir 82 milhões de litros de etanol de segunda geração. Após a sua conclusão, no primeiro trimestre de 2014, o investimento da empresa terá sido de R$ 350 milhões.
A colheita da palha tem inicio previsto para a próxima segunda-feira, dia 07.
O evento, iniciado com um café da manhã seguido de um culto ecumênico, contou com a presença de diretores da Usina Caeté(Grupo Carlos Lyra), do vice-prefeito de São Miguel dos Campos, Pedro Ricardo (Pedoca), do presidente da Câmara de Vereadores, Jó Clemente, e dos vereadores José Venâncio, Jalmir Santos, e Cícero Novais (Passarinho).














